Todo ano é a mesma coisa: prometemos fazer uma poupança, controlar gastos e evitar dívidas. Porém, na primeira oportunidade, acabamos cedendo às vontades e gastando o dinheiro. No entanto, existe fórmula para não cair nessas armadilhas? Leia algumas dicas em nossa matéria!
A educação financeira pode ser a chave para não passar por apertos no final do mês. Segundo o professor da Faculdade de Tecnologia do Estado e doutorando em educação matemática, Vagner Tavares, é fundamental planejar o seu futuro. “Para quem está começando, é uma boa ideia sentar uma vez por semana para se organizar e checar custos, extratos de bancos e contas a pagar”, afirma.
Luana Turonis divide o seu dia entre sala de aula e trabalho, gerando assim algumas despesas. Para a estudante de ciências contábeis da Faculdade Sul Americana de Goiânia, a tarefa exige muito cuidado para não se prejudicar. “Faço uma análise dos meus ganhos. Guardo uma porcentagem para prioridades, outra para diversão e a outra para a poupança”, explica.
O hábito não vem do dia para a noite, mas pode ser construído aos poucos e se transformar em rotina. Para ajudar, o especialista separou algumas dicas para ter sucesso nessa missão:
1. Planejamento, ordem e execução: primeiro, pense em quais são as suas metas, depois estabeleça como colocá-las em prática e finalmente, mãos a obra!
2. Consuma de maneira consciente e ética: antes de comprar algo, questione-se se há necessidade e recursos financeiros suficientes. Isso evita o endividamento.
3. Reserve parte de seu salário: esse valor é importante para obstáculos e imprevistos. Não deixe esse hábito para depois, pois poupar agora trará bons reflexos a longo prazo.
4. Estude e leia sobre educação financeira: pesquise sobre investimento, veja notícias, converse com pessoas diferentes e projete seus próximos passos.
5. Comemore suas conquistas: aproveite e celebre. Guardar uma quantia é importante, mas você também pode se divertir, claro, com responsabilidade.
E você? Como controla sua bolsa-auxílio ou salário? Deixe um comentário em nossas redes sociais falando sobre como faz para cuidar de suas finanças!