Os negócios não vão bem? Repensar as medidas adotadas no planejamento de sua empresa pode ser um diferencial para restabelecer a eficiência dos produtos e serviços oferecidos. A melhor alternativa para atingir a alta performance de seus colaboradores é pensar na cultura organizacional. Saiba mais!
Segundo Francisco Homem de Mello, fundador e CEO da Qulture.Rocks, um passo inicial é um sistema de valores, exemplos e incentivos. O especialista lembra uma frase do co-fundador da 3G Capital, Marcel Telles: o caminho é bater metas, com o time, e do jeito certo. “Em outras palavras, significa alcançar resultados em conjunto com as principais competências da empresa ligadas à sua estratégia e posicionamento no mercado”, considera.
Pensando nisso, o especialista listou algumas ideias para implementar em seu empreendimento:
1. Time e família: é preciso criar um relacionamento profissional, no qual a colaboração deve estar presente, mas o desempenho é o ponto central na relação.
2. Gestão por metas: ter objetivos é fundamental e ajuda as pessoas a se alinharem em torno de um norte comum. É essencial também ter a ideia clara sobre a diferença entre resultados e esforços.
3. Princípios de trabalho: é focar em como os profissionais se comportam de acordo com as visões adotadas pelas corporações.
4. Feedbacks e elogios: ter uma devolutiva construtiva e constante sobre a sua atuação é essencial para identificar melhorias e potenciais.
Claudia Rocha é estudante de ciências contábeis da Wyden Educacional no Ceará. Para a jovem, quando a empresa se preocupa com o seu grupo de colaboradores e atribui treinamentos, possibilidade de crescimento e busca engajamento, por consequência, ela colherá bons frutos. “Gostaria de trabalhar em um local onde as pessoas foquem no outro e não apenas no processo. Isso me motiva”, conta.
Gostou das dicas? Invista nesse formato e boa sorte!