No mercado de trabalho, diversas são as características bem vistas e desejadas pelos recrutadores em candidatos a uma vaga. Nesse sentido, se inserem as soft e hard skills. Respectivamente, dizem respeito às habilidades comportamentais e técnicas. Saiba mais sobre elas nesta matéria!
Para Luana Barbosa, coach de carreira, no Rio de Janeiro, a importância desses dois termos é a mesma. “Entretanto, embora a bagagem teórica seja importante em diversos casos, a tendência é valorizar cada vez mais os aspectos da personalidade de cada profissional. Afinal, de nada adianta ter conhecimentos na área e não saber como aplicá-los da melhor forma no cotidiano”, explica.
Ainda de acordo com ela, principalmente para quem busca sua primeira oportunidade, aprimorar a inteligência emocional, comunicação e empatia é essencial. “Essas características são buscadas em todos os níveis de carreira. Porém, quem ainda não possui experiência, tem a grande chance de mostrar sua proatividade por meio dessas questões”, defende.
Gabriela Lima estuda psicologia na Universidade Paulista (Unip), em São Paulo. Ela procura uma vaga de estágio e se prepara para as demandas do mercado. “Tenho buscado cursos para me desenvolver e ter destaque em processos seletivos. Como ainda não tenho vivências, tenho a necessidade de procurar alternativas para garantir a aprovação”, conta.
Desse modo, se atente a esse tema e tente sempre evoluir constantemente. Isso irá facilitar sua jornada. O Nube torce por você!