O trabalho em equipe é algo imprescindível para grande parte das empresas no mercado de trabalho. Afinal, é o modelo adotado por vários empreendimentos para alcançar bons resultados. Nesse sentido, para se adequar aos seus colegas e saber se relacionar, veja estas dicas.
Uma das melhores maneiras de garantir uma boa interação com seus companheiros de empresa ou até mesmo em sala de aula é a empatia. Afinal, saber enxergar outras realidades evita preconceitos, julgamentos equivocados e até mesmo conflitos desnecesśarios.
Para o professor e palestrante, Leandro Torres, essa habilidade vai além de se colocar no lugar de alguém. “Muitos já fazem isso, porém, julgando-os a partir de si mesmos, de seus próprios pontos de vista. Isso é simpatia”, explica. Para ele, ser empático é, por um momento, ser o outro. “Viver, pensar, sentir as emoções a partir dele mesmo. Isso garante um grau de alteridade e reciprocidade”, defende.
Thales Almeida estuda engenharia civil na Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas. Com seus colegas, ele sempre procurou aplicar esse quesito. “É fundamental para entender as dificuldades dos seus parceiros e poder auxiliá-los com o possível”, explica.
Ainda para o universitário, essa característica pode ajudar muito, principalmente quem está em início de carreira, a evoluir. “Meu supervisor demonstra ter essa questão quando tem a paciência de me direcionar corretamente. Ele busca compreender minhas limitações para poder contorná-las”, relata.
Sendo assim, nunca deixe de lado essa atitude fundamental para toda a vida. O Nube acredita em você!