Segundo pesquisa do Nube, 56,92% das pessoas reprovam um líder distante e quase nunca presente. Essa impressão pode ser causada pela a ausência de uma comunicação eficiente. Tal habilidade faz toda a diferença na hora de gerir um time e deve ser dominada pelo supervisor. Fique por dentro!
Na visão de Deborah Santos, estudante da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), passar bem suas ideias tem vantagens. “Dessa maneira, você consegue ter a atenção, a assimilação e o respeito do outro. A boa interlocução faz o serviço ficar mais leve”, opina. Em resposta à um discurso ameaçador, ela procura conservar a serenidade.
Assim, a característica precisa ser cultivada pelos diretores de maneira positiva, indo muito além de apenas dar ordens. Para Isabella Faria, gerente de RH, é possível ser assertivo sem ser agressivo. “Na linguagem não violenta, a relevância do diálogo, da audição e do uso de mais palavras propositivas em relação às destrutivas são a essência para reuniões e conversas formais ou informais”, comenta.
A dica é ter atenção para o instante da atividade, bem como escolher um local adequado. Além disso, o mais significativo é verificar se o staff está compreendendo a mensagem e deixar as pessoas confortáveis para opinar. Afinal, quem pode dar pitaco está mais aberto a escutar.
Gostou das dicas? Então, preserve a comunicação ativa a fim de cativar quem trabalha com você. Dessa maneira, a produtividade e engajamento serão bem maiores. Boa sorte!