Naturalmente, os seres humanos são resistentes às mudanças. Quando falamos de alterações em relação a sua vida profissional, essa questão é ainda mais complicada. Afinal, passamos a maior parte do nosso dia no trabalho e precisamos saber lidar com as situações ao nosso redor.
O professor Luciano Salamacha, do MBA da Fundação Getúlio Vargas faz uma analogia a carreira de qualquer pessoa a um copo d’água. “Ao ser estagiário o recipiente está vazio e o líquido a ser preenchido será o mérito alcançado em cada atividade. Quando o copo está cheio, ele é promovido e mais um copo surge com responsabilidades”, explica.
Ao mostrar competência, Barbara Yandra, recém-formada em direito de Brasília, assumiu uma posição diferente e se sentiu gratificada com esse incentivo e aposta da corporação onde atuava. “Foi uma boa experiência, tendo em vista a evolução dentro da empresa” afirma. A administração entre vida pessoal e profissional foi um desafio, contudo os benefícios valeram a pena. “A responsabilidade aumentou muito, mas sinto-me mais preparada e comprometida”, conta.
Contudo, segundo o especialista, quando o indivíduo não entende esse novo ciclo em sua vida, tende a continuar com comportamento do cargo anterior, mas querendo o reconhecimento do atual. Salamacha é enfático: não adianta a carreira evoluir se a mente não acompanhar. “Temos de nos preparar para os saltos na profissão”, aconselha Salamacha.
O professor diz, neurocientificamente, quando uma pessoa se sente insegura, tende a correr em busca de um porto seguro. Nesse caso, seria voltar a atuar do modo como agia quando recebia algum crédito. É preciso compreender as circunstâncias desse passo, pois na vida corporativa isso é um erro fatal.
Pensando nisso, o especialista listou oito dicas para vencer esse obstáculo:
1. Cuidado com a autocrítica e seja mais flexível em relação a exigências;
2. Seja aprendiz em qualquer cargo e respeite o seu tempo para se adaptar;
3. Aprenda a conquistar a autoridade da sua ocupação;
4. Perceba: você não é mais o mesmo e não deve se portar como antes;
5. Seja humilde e pratique a empatia;
6. Entenda qual posicionamento a empresa espera de você. Não fique no automático e aceite os desafios;
7. Sinta-se seguro para fazer o follow up;
8. Compreenda quais são as suas responsabilidades e quais são as dos outros.
E você? Como age ao assumir um novo espaço? Compartilhe sua experiência em nossas redes sociais e boa sorte em sua jornada! Conte com o Nube.