Nos tempos modernos, quem busca uma oportunidade de emprego ou recolocação utiliza constantemente os meios digitais. Segundo pesquisa da Love Mondays, 48% dos profissionais conseguem entrevista por meio de candidatura on-line, mas a indicação ainda influencia na hora de receber uma proposta.
A segunda maior responsável por candidaturas é a recomendação de funcionários internos, com 18,84%. Além disso, é o meio de entrada com maior índice de sucesso, resultando em 72,49% de aprovação nos recrutamentos. Por isso, manter uma boa reputação e postura dentro e fora das companhias é indispensável.
Para Danielle Maciel, diretora-sócia da Great Place to Work, em Maceió (AL), atualmente a sugestão de nomes tem sido mais valorizada, principalmente em ambientes nos quais a percepção de confiança é mais forte. “Quando um colaborador indica, isso demonstra sua promoção natural da empresa e também seu desejo de compartilhar a experiência de trabalhar na instituição com pessoas queridas”, destaca.
Renata Chibeloski, estudante de Psicologia da Faculdade Dom Bosco, em Curitiba (PR), já foi indicada duas vezes e em ambas foi aprovada. Para ela a prática é comum no meio do RH, mas com uma ressalva. “O candidato recomendado segue no processo apenas se o perfil realmente se enquadrar”, aponta.
Assim, o mais importante continua sendo ter as características certas para a vaga. Encontre a oportunidade certa para o seu currículo.
Conte com o Nube boa sorte!