Encontrar e reter os melhores talentos é um desafio para as corporações. Afinal, colaboradores qualificados tendem a produzir mais e melhor. Contudo, o fator econômico também pesa na decisão. Segundo pesquisa divulgada na mídia, os custos com rescisão, treinamentos e abertura de um novo processo, por exemplo, podem ter o preço entre três e 15 vezes o salário do cargo.
Assim, Fernanda Gonçalves, gestora comercial, costuma analisar atitude, habilidade e competência. “Além de ter o perfil necessário, o estudante precisa entender qual tipo de postura deve ter frente à empresa na qual está se apresentando. Arrogância e prepotência são inaceitáveis, por exemplo”, afirma.
Na hora de selecionar estagiários, é relevante alinhar muito bem as atividades. De acordo com Thereza Sorella, consultora de RH em Brasília (DF), é indispensável se atentar ao perfil e identificação dos jovens com a corporação. “Recomendo a realização de entrevistas individuais para melhor identificação de interesses”, explica.
Para os recrutadores, a dica é ter foco nos estudos e análises de currículos e comportamentos, a fim de obter mais acertos em suas avaliações. Também é válido contar com o apoio de um agente de integração.
O Nube deseja boa sorte!