Em um mundo cada vez mais moderno, conectado e digital, as tarefas do cotidiano estão aumentando e as responsabilidades no ambiente corporativo, também. Conciliar diversas tarefas e obrigações é um desafio para quem se insere nessa realidade. Por conta disso, evitar a perda de controle é essencial.
Segundo uma pesquisa realizada pela Stress Management Association Brasil, 30% de quem é economicamente ativo sofre com males relacionados ao excesso de funções. Para Vivian Wolff, coach de vida, os sinais de estresse são um aviso da nossa mente para desacelerar o ritmo.
“Com o tempo, esse modo dinâmico de funcionar nos prejudica. Uma dica: quando seu corpo falar com você, escute”, defende. Para quem quer reverter esse quadro, a consultora estimula: “é preciso de uma reeducação. Reprograme sua forma de pensar, pois nosso primeiro impulso é pensar “não dá”. Porém, tudo é uma questão de priorizar e se permitir. Ao fazer menos - em quantidade - conseguimos maior qualidade”, diz.
De acordo com a coach, é necessário aproveitar momentos da vida de maneira tranquila para evitar a sobrecarga. “Saboreie uma refeição com calma, passeie sem pressa, observe a paisagem. Permita-se um tempo, sem restrição de horário, com sua família ou amigos”, indica a especialista.
Thayná Lopes é estudante de direito e estagiária, em Campinas. Com uma rotina cheia de compromissos, ela fala sobre a importância dos feriados e fins de semana para repôr energias e até mesmo investir na carreira. “A correria do dia a dia desgasta bastante, então os momentos de intervalo ajudam a ter mais disposição”, conta.
Por fim, Vivian estimula: “faça o teste e desacelere! Com isso, você tem mais a ganhar e menos a perder”.