A empatia é cotada como uma das habilidades mais importantes para o futuro. Isso porque, em um mundo dominado por interações digitais, a sensibilidade se torna um diferencial. Quer saber mais sobre o assunto? Leia nossa matéria e entenda o assunto!
No livro “Empatia, por que as pessoas empáticas serão os líderes do futuro?”, Jaime Ribeiro, especializado em gestão de negócios e marketing pela FGV do Rio de Janeiro, alerta sobre a necessidade do desenvolvimento da competência. “As pessoas se olham cada dia menos nos olhos e mantêm contato com os outros por meio de plataformas digitais”, explica. Assim, para ele, sem essa atitude corremos o risco de perder os elos emocionais, os quais foram essenciais na construção da nossa sociedade.
Então, se liderarmos, educarmos e convivermos com compreensão seremos capazes de preservar o maior diferencial da natureza humana: a colaboração para o bem de todos. Bettina Krutman é sócia-diretora da CDH (Competência no Desenvolvimento Humano) e enfatiza o quanto a qualidade é imprescindível no mercado de trabalho. “Reconhecer seus próprios sentimentos e necessidades, bem como os do outro, tornou-se chave para situações de conflito serem resolvidas da melhor forma possível”, assegura.
Uma das melhores formas de aplicar a habilidade é por meio da comunicação não violenta. A prática consiste em satisfazer necessidades humanas, sem o uso do medo, vergonha ou ameaça. Ou seja, você percebe quem está ao seu redor, entende suas visões e transmite um recado de modo ao próximo te auxiliar, sem precisar fazer agressões, tudo de forma colaborativa e gentil.
Repense seus hábitos e se torne mais sociável. Certamente, você se destacará!