Muitas falhas podem arruinar as chances de um participante durante um processo seletivo. Segundo pesquisa da Accountemps, para 43% dos diretores, as mais perigosas são as armadilhas na hora da entrevista. Assim, fica o desafio para os selecionadores: como encontrar os melhores candidatos?
Com o objetivo de se destacar, a estudante Laís Alves procura fazer uma reflexão em relação às situações anteriores. “Acho fundamental esse autoconhecimento porque melhora a minha argumentação e me faz ser mais autêntica”, conta a jovem. Na visão dela, a transparência e originalidade são essenciais. “Não tem nada para inventar: só mostrar como eu sou e quais competências tenho a acrescentar para a empresa”, afirma.
Para Keilla Reis, gerente de recursos humanos da Mar Azul Distribuidora, em Maceió (AL), os profissionais excelentes são atentos e interessados. A especialista deixa a dica para os recrutadores: “a fim de encontrar os melhores talentos, é decisivo realizar previamente a descrição do cargo desejado”, orienta. Além disso, antes do processo, é necessário fazer a triagem dos currículos e realizar testes de acordo com o perfil esperado.
Assim, o mais importante é identificar as habilidades requisitadas para o ofício em questão. Conte com o Nube e boa sorte!