Em um mercado competitivo, fica a cada dia mais difícil conquistar uma oportunidade. O primeiro passo é ser chamado para a entrevista! Com um universo tão exigente, como se destacar e identificar quais pontos estão sendo avaliados? Saiba mais em nossa matéria!
Na hora de avaliar um candidato, o selecionador pode utilizar um conceito conhecido como CHA. Respectivamente, a sigla significa: conhecimento, habilidade e atitude. Segundo o coordenador da pós-graduação na Anhanguera de São José dos Campos, Constantino Américo Picco, seu significado tem o sentido de sintetizar as competências básicas necessárias para o exercício de um cargo ou uma função na organização.
Para o professor, o profissional se diferencia de outros em detrimento desse conjunto. “Dentro dele, estão também as características individuais, tais como: traços de personalidade, interesses, valores e aspectos pessoais. Esses pontos traduzem qual será o nosso desempenho no dia a dia corporativo”, explica.
Portanto, elas também são essenciais para quem já está colocado. Picco ainda pontua: “essas variáveis servem de referência para uma evolução profissional e também para planejamento de uma carreira”. Além disso, sua constante análise evidencia tanto pontos de excelência, quanto lacunas a serem preenchidas para melhorar sua performance.
A estudante de administração, Gabriela da Silva, da Universidade Paulista conseguiu ter essa dimensão ao atuar na área escolhida. A jovem viu como poderia ganhar novas capacidades. “Se pudesse definir a minha experiência no estágio seria aprendizado. A cada dia eu desenvolvo uma competência diferente e consigo ser uma pessoa melhor também”, conta.
Assim, para se destacar, é necessário entender o seu potencial e suas limitações. Além disso, com as transformações no mundo empresarial, é fundamental você se desenvolver constantemente, para assim, alcançar o seu espaço no ambiente de trabalho. “Cuidar do CHA é se atentar à saúde profissional”, lembra Picco.
Boa sorte!