Com o mercado cada vez mais competitivo, algumas habilidades são fortemente exigidas pelas empresas e fazem você ter destaque na hora de conquistar a tão sonhada vaga. Para não ficar para trás, é importante lapidá-las e estar mais próximo de seus objetivos. Saiba mais!
O CHA, por exemplo, é uma nomenclatura conhecida no universo corporativo e representa as competências comportamentais de um profissional. Segundo Aline Lima, supervisora de carreiras do Ibmec, do Rio de Janeiro, possuir esse conjunto é fundamental para a sua trajetória, mas alerta: “toda habilidade pode ser aprimorada ou desenvolvida”. Ou seja, ninguém nasce sabendo tudo, mas absorve capacidades ao longo do tempo. No entanto, qual o significado da sigla?
C, de conhecimento: é a informação e sabedoria teórica. Exemplo: eu conheço os procedimentos porque vi o manual para montar o armário.
H, de habilidade: se trata da capacidade de interpretar e reconhecer como agir. Exemplo: por ter lido as instruções, sei quais ferramentas utilizar e como construir o móvel.
A, de atitude: refere-se à determinação, motivação por algo e ação. Exemplo: com o conhecimento adquirido com a leitura, separei todos os recursos necessários e monto a mobília. Nunca fiz antes, mas tenho coragem de executar a tarefa.
Para Aline, esses aspectos são vistos como grandes diferenciais no mercado de trabalho, pois englobam habilidades sociais. “Elas estimulam as atitudes das pessoas para lidar com diversas situações do dia a dia”. Ela ainda acrescenta: “algumas são naturais de nossa personalidade, mas a maioria deve e pode ser aprimorada por nossas experiências”.
No momento da entrevista, elas fazem a diferença, inclusive para quem está iniciando a carreira. A supervisora orienta a falar sobre determinadas características e assuntos para se sobressair nesse momento, mesmo sem experiência. Para enaltecer seu relacionamento interpessoal e empatia, fale: “todos os meus amigos me escolhiam para ser o representante de turma no colégio”.
Se quiser passar a imagem de ser um bom comunicador, ela sugere comentar: “na faculdade, sempre era o primeiro a apresentar os trabalhos”. Você também pode demonstrar sua disposição para desafios e mudanças, contando: “fui o primeiro a realizar intercâmbio e incentivei meus amigos”.
O estágio pode ser a maneira mais interessante de estimulá-las. Esse foi o caso da consultora Carina Gonçalves. Quando era estagiária adquiriu diversos aprendizados, os quais foram fundamentais para se desenvolver e trazer resultados favoráveis. Entre eles, ela conta: “levo a importância de ter empatia e de poder ser peça fundamental no sonho de alguém apenas se colocando no lugar dele”.
Por isso, não perca a oportunidade de alavancar sua carreira e traçar um futuro brilhante. Lembre-se: as pessoas são contratadas por seus conhecimentos e habilidades e são demitidas por suas atitudes! O Nube te deseja boa sorte!