O mercado de trabalho no Brasil vive momentos difíceis, tanto para quem está insatisfeito com a sua ocupação, quanto para quem passa dificuldades para consegui-la. Com esse cenário, muitos optam ao empreendedorismo, mas, qual será a hora certa para se arriscar?
De acordo com o coach e especialista em maximização de resultados de pessoas e empresas, Rodolfo Vasconcellos, alguns processos são cruciais para essa nova jornada. “Empreender é olhar para frente, buscar oportunidades ou necessidades dos clientes e agregar valor. É não ser mais do mesmo”, ressalta Rodolfo.
O primeiro passo é saber se você se identifica com o perfil e tem as características essenciais para ser o próprio patrão. Depois disso, para o especialista, é fundamental traçar os objetivos e as soluções para a demanda apontada. “A partir da definição dos objetivos e do público em potencial, você deverá buscar as qualificações e as habilidades necessárias para atender seu alvo com mais eficiência e eficácia”, explica.
Todas essas etapas devem ser realizadas por meio de pesquisa de mercado e muita atenção, pois alguns fatores podem atrapalhar ou fadar o novo negócio ao fracasso. Para isso, Vasconcellos aconselha a apostar em encantar os consumidores e não apenas agradá-los. “Conhecê-lo te colocará em uma posição de destaque frente a um mercado tão competitivo como o atual”, aponta.
Outro ponto a ser considerado é estabelecer contatos via networking. Otávio Lopes pensa estrategicamente nessa questão. Para consolidar a ideia em mente, o então estudante de gestão de recursos humanos, no Centro Universitário Plínio Leite, no Rio de Janeiro, precisará de pessoas qualificadas. “Penso em uma boa parceria com um bom conhecimento e uma possível cartela de clientes. Isso fará toda a diferença”, conta.
Portanto, antes de tomar uma decisão veja prós e contras. Além disso, projete onde quer estar no futuro e mão na massa! O Nube te deseja boa sorte!