Liderar é um comportamento complexo. Afinal, é exigido do indivíduo inúmeras técnicas, conhecimentos e experiências. No entanto, nem sempre essas competências nascem com a pessoa, elas podem ser adquiridas com o tempo.
Segundo Madalena Feliciano, coach de carreiras e diretora da Outliers Careers, as empresas mudam muito de acordo com os seus gestores e a forma como cada um exerce sua função. “Quem ousa ser e fazer diferente, se importa verdadeiramente com o grupo e entende a importância de buscar o melhor de si mesmo, apresenta resultados de destaque”, explica.
Para ajudar a chegar lá, de acordo com a especialista, há quatro características necessárias:
1. Criar um ambiente de segurança: o colaborador aumentará o seu desempenho em um clima confortável de trabalho. Se houver confiança, ele conseguirá agir.
2. Ter uma boa comunicação: o ideal é aprender a ouvir e compreender cada indivíduo para construir uma canal de conversa claro, positivo e afirmativo.
3. Caminhe junto com a equipe: para atingir o máximo do potencial de cada um, você deve ser o exemplo e estar lá com eles. Ou seja, guiando-os e não apenas estabelecendo ordens. Seja parte do grupo!
4. Viva no presente e tenha foco no futuro: é saber manter a visão estratégica rumo ao êxito, ter prazer na sua profissão e acostumar-se a inspirar a partir do seu próprio comportamento. Para então, realizar o serviço com excelência.
Josélia Lima é estudante de direito no Centro Universitário UniMetrocamp Wyden, em Campinas e um de seus objetivos é assumir uma posição mais elevada. Inclusive, a jovem destaca qual seria o ponto de partida para atingir o sucesso: o diálogo. “O líder deve se impor, sem ser autoritário”, comenta.
Portanto, para obter adesão verdadeira do seu time e alcançar os objetivos desejados, o superior precisa do comprometimento, motivação e engajamento de cada colaborador da empresa. Invista em si mesmo para o desenvolvimento de todos. Boa sorte!