Você fica ansioso quando é chamado para a entrevista? Para muitos jovens, a animação por estar próximo de conquistar uma vaga pode durar pouco quando o nervosismo entra em cena. Afinal, esse é um importante momento para sua jornada. Veja algumas dicas do Nube!
Para Sandra Moraes, o medo de se equivocar afeta todas as pessoas em diferentes níveis. “Na nossa sociedade, o erro costuma ser visto como algo ruim”, ressalta. Afinal, os pontos negativos tendem a sobrepor os positivos. “Os pais brigam por uma nota baixa no colégio e deixem de elogiar a alta, pois dizem ‘isso não vai além de sua obrigação”. Contudo, os equívocos precisam ser percebidos como um componente para o aprendizado.
Diante dos recrutadores, por exemplo, esse receio é ainda maior. Inclusive, a exposição a uma avaliação será prejudicial ao seu desempenho. No entanto, essa questão também traz impactos após a etapa de seleção. Para a especialista, no ambiente de trabalho, pode te impedir de ganhar destaque, de crescer e de alcançar todo o seu potencial.
“O medo pode ser seu aliado, pois ajuda você a refletir sobre seus objetivos e a evitar problemas. Por outro lado, se ele te paralisa, você perde muitas oportunidades”, alerta. Contudo, há uma boa notícia: é possível vencer isso! A especialista listou algumas dicas:
1. Errar é humano!: lembre-se: ninguém é perfeito. Quando se sentir nervoso, reflita como isso vai te ajudar, quais são as possíveis ameaças e como fazer para reduzi-las.
2. Prepare-se: antes da entrevista ou de uma conversa importante, treine com alguém para te auxiliar a melhorar algum ponto. Esse treino pode ser também na frente do espelho, para ver suas expressões faciais e corporais.
3. Acredite em você: tenha em mente suas qualidades, seus valores e o porquê você quer a vaga ou está sugerindo uma melhoria no trabalho, por exemplo. Tenha coragem e mostre o seu talento.
4. Respire: isso vai te ajudar a manter a calma e reduzir o estresse.
A estudante de marketing, Denise Amaro, procura se tranquilizar dias antes de participar do processo seletivo. Para ela, “o receio maior é deixar a espontaneidade tomar conta da situação e, assim, acabar travando ou falando em excesso”. Por isso, ela procura escutar músicas, dormir bem na noite anterior e ir confiante.
Assim, a chance de conquistar a tão sonhada vaga se torna maior. Deixe a ansiedade de lado e conte sempre com o Nube!