O objetivo de ganhar mais dinheiro é comum à maioria das pessoas. Para quem possui uma remuneração fixa, uma possibilidade de atingir a meta é pedindo aumento. Contudo, muita gente faz isso de forma errada e acaba eliminando a chance.
Para a estagiária Tatiana Souza, é preciso saber a hora e maneira certas de requisitar. “No primeiro momento seria interessante passar essa informação por e-mail, formalizado. Além de chamar o gestor para uma conversa”, opina a estudante da Universidade São Judas Tadeu.
Em adição à esperar a ocasião correta para a empresa, é preciso ainda avaliar o seu tempo de carreira e os resultados obtidos para o negócio. “Se você é um funcionário proativo e empreendedor, não é tabu pedir a mudança”, afirma Alex Sandro dos Santos, coach de carreira em Campinas (SP).
Ele dá dicas sobre o período certo para fazer a solicitação. “É quando você entrega além do pedido e já faz isso de forma consistente. A oportunidade deve ser gerada, em uma reunião de requerimento de feedback, perspectivas futuras para o seu trabalho e reajuste salarial”, recomenda.
Antes de seguir em frente com o movimento, é válido pensar:
- Você merece esse aumento?
- Se você fosse o chefe, concederia a melhoria?
- Qual é a melhor hora para falar sobre o assunto?
Faça o melhor trabalho sempre e busque reconhecimento. O Nube deseja boa sorte!