O enfrentamento dos vestibulares e do Enem talvez seja o primeiro grande desafio profissional dos jovens. Para alcançar bons resultados, um candidato deve apresentar conhecimento nos conteúdos e controle sobre sua ansiedade. Mesmo com a data se aproximando, ainda é possível desenvolver algumas técnicas para auxiliar no equilíbrio emocional. Saiba mais!
Para Celso Lopes de Souza, psiquiatra e fundador do Programa Semente, o vestibulando é enfrenta um furacão de emoções. No entanto, nessa época, ele precisa dominar as causas e consequências de seus sentimentos. Ao identificá-los, é possível ter autocontrole para perceber o quando eles estão o prejudicando e atingir um bom desempenho.
Mesmo capacitados em termos de conhecimento, segundo o especialista, muitos estudantes “derrapam” na prova e comprometem o resultado final. “A ansiedade na sua forma improdutiva deixa esses alunos tão nervosos a ponto de não conseguirem marcar pontos. Eles têm brancos e sensações físicas como: taquicardia, suor excessivo e tremores”, aponta.
De acordo com Souza, com antecedência, alguns exercícios podem ser fundamentais para o seu êxito no dia. Por exemplo, é fundamental estar disposto a enfrentar situações conflitantes, reconhecer desafios, tomar decisões responsáveis e treinar muito o autoconhecimento. Todos esses pontos ajudarão a desenvolver algumas habilidades cruciais quando chegar a data do exame.
Para Mariana Bonavita, estudante do Centro Universitário IBMR (Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação) do Rio de Janeiro, a tensão toma conta nesses momentos. “O nervosismo te motiva a fazer o melhor, mas pode te travar e ser um grande prejudicial”. Portanto, ela foca no lado positivo da situação, se concentra em seu potencial e se prepara da melhor forma possível.
“Saber reconhecer emoções, relacionando-as e entendendo como tudo isso influencia o comportamento permite a cada um compreender melhor as próprias limitações e conhecer suas fortalezas. Isso aumenta a confiança, o otimismo e a autoestima”, afirma Celso.
Certamente, as chances de conquistar sua tão desejada vaga em uma universidade serão maiores se você desenvolver sua inteligência emocional. Conte sempre com as dicas do Nube!