Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
controle-emocional-para-o-enem

Controle emocional para o Enem 

Notícia | 02/11/2018

Layane Bittencourt

O enfrentamento dos vestibulares e do Enem talvez seja o primeiro grande desafio profissional dos jovens. Para alcançar bons resultados, um candidato deve apresentar conhecimento nos conteúdos e controle sobre sua ansiedade. Mesmo com a data se aproximando, ainda é possível desenvolver algumas técnicas para auxiliar no equilíbrio emocional. Saiba mais!

Para Celso Lopes de Souza, psiquiatra e fundador do Programa Semente, o vestibulando é enfrenta um furacão de emoções. No entanto, nessa época, ele precisa dominar as causas e consequências de seus sentimentos. Ao identificá-los, é possível ter autocontrole para perceber o quando eles estão o prejudicando e atingir um bom desempenho.

Mesmo capacitados em termos de conhecimento, segundo o especialista, muitos estudantes “derrapam” na prova e comprometem o resultado final. “A ansiedade na sua forma improdutiva deixa esses alunos tão nervosos a ponto de não conseguirem marcar pontos. Eles têm brancos e sensações físicas como: taquicardia, suor excessivo e tremores”, aponta.

De acordo com Souza, com antecedência, alguns exercícios podem ser fundamentais para o seu êxito no dia. Por exemplo, é fundamental estar disposto a enfrentar situações conflitantes, reconhecer desafios, tomar decisões responsáveis e treinar muito o autoconhecimento. Todos esses pontos ajudarão a desenvolver algumas habilidades cruciais quando chegar a data do exame.

Para Mariana Bonavita, estudante do Centro Universitário IBMR (Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação) do Rio de Janeiro, a tensão toma conta nesses momentos. “O nervosismo te motiva a fazer o melhor, mas pode te travar e ser um grande prejudicial”. Portanto, ela foca no lado positivo da situação, se concentra em seu potencial e se prepara da melhor forma possível.

“Saber reconhecer emoções, relacionando-as e entendendo como tudo isso influencia o comportamento permite a cada um compreender melhor as próprias limitações e conhecer suas fortalezas. Isso aumenta a confiança, o otimismo e a autoestima”, afirma Celso.

Certamente, as chances de conquistar sua tão desejada vaga em uma universidade serão maiores se você desenvolver sua inteligência emocional. Conte sempre com as dicas do Nube!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete