Sonha com um cargo de liderança? Ser gestor é um desafio possível, mas exige certas aptidões. De acordo com pesquisa do Institute of Leadership and Management, 54% de quem assume essa posição não têm as qualificações necessárias para realizar a missão. Errar é humano. Porém, quais habilidades podem ser desenvolvidas para reduzir esse dado?
Segundo a coach Vânia Guides, de Campinas (SP), o dirigente deve possuir diversas qualidades de conduta. “Carece saber identificar metas de longo prazo e promover a implementação de ideias diferentes ou possibilidades”, afirma. Outra muito importante é a análise e solução de problemas com profundidade. “Deve conseguir resolver contratempos difíceis por meio de avaliação cautelosa e sistemática das informações, possíveis alternativas e consequências”, destaca.
A estudante Gleyce Moura almeja atingir o objetivo. “Sinto-me sempre à frente de projetos na faculdade, gosto de reunir as sugestões de todos e transformar em uma só”, conta. Para ela, um supervisor precisa ser presente, paciente e auxiliar o time para uma melhora nos resultados. “Deve ter a postura proativa. Não basta esperar apenas dos colaboradores: deve ajudar e motivar. Se não, gera acomodação e falta de perspectiva”, opina.
Para quem deseja assumir a função, Vânia recomenda reflexão sobre os sonhos e valores. “Note se são condizentes com os prós e contras desse posto. Além disso, preparem-se, evoluindo as competências técnicas e comportamentais imperativas”, finaliza a especialista.
O primeiro passo para superar os percalços da gestão é ter preocupação permanente com as pessoas. Cuide delas!