Em uma empresa, um grupo de pessoas tem de somar esforços para atingir um ou mais objetivos. Um dos fatores para o sucesso de uma instituição é a condição de seus funcionários de conseguirem cooperar e trabalhar em equipe.
Um estudo da Universidade de Stanford revelou o fato da atuação coletiva aumentar a performance de cada colaborador. De acordo com a pesquisa, atividades feitas individualmente demoram 64% a mais de tempo para serem realizadas.
Segundo o professor Cláudio Hernandes, coordenador da Escola Superior de Gestão, Comunicação e Negócios do Centro Universitário Internacional Uninter, também com polo no Rio de Janeiro, para alcançar o máximo de produtividade, o gestor deve monitorar seu próprio comportamento.
“Quando as pessoas se percebem como peças ou engrenagens, sob a manipulação de um líder de ideias mirabolantes, acaba a motivação para resolver problemas e se inicia o processo de autossobrevivência”, explica. Afinal, ninguém gosta de se sentir como uma ferramenta.
A tecnologia é um bom recurso para aumentar o desenvolvimento de cada um. Hoje, estão disponíveis desde conhecidos aplicativos de videoconferência, como o Skype ou Google Hangouts, até ferramentas on-line de administração coletiva de projetos, como o Trello ou o Slack. Existem, ainda, instrumentos para a condução de projetos visuais em grupo para arquitetos e designers, como o GoVisually e o Mural.
Kim Archetti é especialista em comunicação verbal e CEO & Founder do Awakim Academy. Para ele, o comandante em uma corporação deve ter empatia e gentileza. "Nunca deixe seus pares sentirem-se reprimidos. Se alguém sorrir para você, devolva a ação. Caso um funcionário esteja sério demais, use o humor para estimulá-lo a rir", indica.
Times de alta performance são aqueles com boa comunicação. Assim, a competitividade interna tem de dar lugar à cooperação e à construção de um patrimônio colaborativo. “A tarefa mais complexa e nobre de um superior é aumentar o potencial de seu grupo. Administradores competentes se diferenciam dos demais pela qualidade dos talentos ao seu seu redor”, finaliza Hernandes.
Conte sempre com o Nube!