Uma das habilidades responsáveis pelo nosso crescimento pessoal é o autoconhecimento. Quando se tem a consciência e percepção sobre quem você é, fica mais fácil traçar planos e desejar uma carreira bem-sucedida. Você pratica? Veja algumas dicas para desenvolvê-la em seu dia a dia.
Para Juliana Cartalino, estagiária de RH, do Rio de Janeiro, inúmeros benefícios foram trazidos quando começou a observar seus talentos. “Consigo fazer as minhas escolhas sem me arrepender depois”, afirma. Além disso, ela adquiriu senso crítico, aumentou o nível de satisfação, sente prazer em realizar as atividades do estágio e tem novas metas.
Segundo o terapeuta do autoconhecimento, João Gonsalves, esse método é fundamental para quem busca o sucesso, pois permite traçar objetivos e desenvolver seu lado profissional. “Na construção de uma nova maneira de pensar, questionamos os velhos padrões e reafirmamos novos conceitos. Assim, nos encaminhamos rumo aos resultados tão desejados”, explica.
Afinal, nós temos a autonomia suficiente para definirmos quem somos e para onde queremos ir. Para Sara Santos, coach de realização profissional, essa é a maneira ideal para saber quais questões impedem de darmos o nosso melhor e sermos bons profissionais. “Essa questão deveria ser ensinada nas escolas e faculdades, pois é a chave para o desenvolvimento e realização pessoal”, enfatiza. Para te ajudar, a especialista separou algumas dicas para praticar agora! Acompanhe!
Quem é você? Dedique um tempo, busque um local silencioso e se pergunte: “Quais são os meus talentos?” e “Se eu pudesse me descrever em uma frase, qual seria?”.
Se dê opções. Proponha alternativas para as suas decisões. Por exemplo, “Quer amar a profissão ou quer ter status?” e “Trabalhar sozinho ou em equipe?”. Lembre-se: não existe certo ou errado, apenas responda com sinceridade.
Tenha um diário. Uma interessante forma de começar é se propor a escrever. Assim, transforme a atitude em um hábito, conte sobre o seu dia, comportamentos e pensamentos, eles irão revelar muito de sua personalidade.
Pergunte aos seus melhores amigos. Algumas características não conseguimos perceber. Por isso, peça ajuda às pessoas próximas a você. Verifique os resultados e perceba se concorda com algum ponto.
Silencie o mundo. Ao nosso redor há inúmeras convenções de como deveríamos seguir nossa vida e carreira. Contudo, você precisa saber quais questões te importam. Para isso, deixe isso de lado e busque o seu propósito.
Gostou das dicas? Certamente, o conhecimento é a resposta para muitas questões. Dessa forma, conecte-se com você mesmo e vá atrás dos seus sonhos. O Nube te apoia nessa missão!