Você sabe atuar em equipe? Uma pesquisa do Nube revelou o contratempo de 47,94% das pessoas em conciliar diversos pontos de vista. Porém, conseguir lidar com diferentes opiniões é indispensável no ambiente profissional. Como vencer essa atribulação e ser um ótimo colaborador? Contamos nesta matéria!
Atuar em time é essencial para o bom funcionamento de um time. Afinal, só as atuações individuais não são suficientes para o resultado final de grandes projetos. Por isso, essa característica é almejada pelos recrutadores, como a coach Marilda Sene. “Ninguém é uma ilha, principalmente no mundo corporativo. A sobrevivência da organização se faz na coletividade”, afirma a especialista. Na visão dela, quem tem problemas em lidar com pontos de vista diferentes provavelmente tem um quociente emocional ineficiente. “A habilidades para lidar com os sentimentos são fundamentais no sentido de potencializar um comportamento verdadeiramente empático”, explica.
Porém, ao se depararem com a pergunta “quais as dificuldades em se trabalhar em equipe”, 36,29% dos 13.136 respondentes afirmou: “lidar com personalidades diferentes”. Alexandre Fonseca, assistente de comunicação da Câmara Portuguesa do Rio de Janeiro, respalda o resultado. “Esse provavelmente é um dos obstáculos mais tensos dentro do grupo. Particularmente, sou muito tranquilo, mas gosto de expor minhas posições. Para mim, o segredo é saber ouvir o outro lado e focar no resultado final do projeto”, opina. Na visão do jovem, as discussões devem ser levadas adiante apenas se forem saudáveis e produtivas.
Marilda deixa dicas para quem deseja aprimorar a competência. Segundo ela, imprescindível desenvolver as duas inteligências:
- A intrapessoal: diz respeito ao autoconhecimento, a capacidade de autocompreensão, gestão de pensamentos e emoções, bem como a aptidão de fazer as melhores escolhas segundo sua realidade.
- A interpessoal: está relacionada à vocação de compreender e interagir eficazmente com os outros, com uma comunicação produtiva verbal e não verbal, com foco em construir uma relação na qual todos ganhem.
Gostou das dicas? Saiba ouvir e aceitar ideias diferentes para se destacar na empresa. Boa sorte!