Você sabe quais aspectos são analisados durante uma entrevista de emprego ou estágio? Perguntamos aos nosso leitores e para 40,67% dos 7.372 participantes, a dificuldade é explicar porquê a empresa deve contratá-los. Porém, esse é o fator mais analisado pelos recrutadores? Entenda mais nesta matéria!
Outros 22,73% afirmaram não saber apontar seus defeitos muito bem. Para 17,86%, o desafio é responder “quem é você”? Em quarto e quinto lugar, respectivamente, ficaram as opções “revelar meus objetivos para o futuro” (10,35%) e “falar sobre minhas qualificações” (8,38%).
Na opinião de Nicole Sant’Anna, estudante da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, os selecionadores procuram alguém com interesse em aprender. “Pessoas determinadas, solícitas e esclarecidas se destacam, principalmente por causa da proatividade”. Com a meta de se sobressair, ela procura se informar sobre as necessidades de sua área de atuação. “Sou comprometida com minhas tarefas e me mantenho sempre atualizada”, afirma a jovem.
Segundo a analista de RH, Fabiana Pompilio, agir diante dos problemas mesmo sem ser solicitado é um fator importante. Contudo, o mais decisivo no processo é o candidato estar ou não dentro do perfil da vaga. Portanto, é muito importante saber alinhar seus objetivos e qualidades com o cargo desejado. Além disso, é válido evitar erros definitivos. “Os principais são falar mal da companhia anterior e não ter uma boa apresentação pessoal”, afirma a especialista.
Para te ajudar, elencamos algumas dicas. Confira:
1. Entenda quais são as habilidades procuradas pela corporação e adeque seu currículo e apresentação com os pontos em comum entre você e o cargo almejado.
2. Estude sobre a corporação para conseguir falar bem acerca de suas metas caso contratado.
3. Não reclame da instituição ou gestor anteriores. Caso perguntem o motivo de você ter saído do último emprego, tenha preparada uma resposta adequada e profissional, sem demonstrar ressentimento.
Você pode aproveitar para fazer nosso curso gratuito “Tenha sucesso em processos seletivos” e “Como elaborar um currículo”. O Nube deseja boa sorte!