Em uma organização, a figura do líder faz toda a diferença. Ele é o responsável pelo crescimento da empresa, mas também pelo estímulo dos colaboradores para realizarem um desempenho agradável. No entanto, surge a dúvida: a pessoa tem como aprender essa habilidade ou já nasce com ela? O Nube foi atrás dessa resposta!
Você já deve ter notado algum jovem, quase sem experiência, com facilidade de influenciar os colegas de faculdade ou estágio, organizar as tarefas, distribuir funções e tomar a frente dos problemas. Para Halline Araújo, coach de relacionamentos, do Rio de Janeiro, embora muitas pessoas nasçam com o dom de dominância sob indivíduos e grupos, essa competência não se restringe somente a elas.
“Uma experiência na carreira, treinamentos e especializações em gerenciar pessoas, também poderão capacitar esse profissional a obter sucesso”, indica. Ou seja, quem já tem predisposição, irá aperfeiçoá-la e quem não apresenta essa característica naturalmente, vai desenvolvê-la a partir disso.
Para a estudante Thais Barbosa, todos temos potencial para sermos ótimos gestores, mas o tempo é importante para atingir a maturidade exigida para o cargo. A jovem nutre essa vontade, pois já enxerga características em si compatíveis com esses perfis. “Meu desejo é motivar as pessoas para vê-las crescendo cada vez mais. Tudo isso com empatia”, revela.
Segundo pesquisa do Nube, quase 90% dos jovens relaciona a missão de ser um bom superior, com as ações e reações tomadas por ele e não necessariamente com os seus talentos. Ou seja, como ele se comporta no dia a dia determina sua atuação. Portanto, para Halline, a motivação é ícone significativo no relacionamento com sua equipe, pois há a preocupação de permitir a realização pessoal de cada um.
Portanto, o mais relevante são as suas práticas diárias. Para a especialista, é necessário amar o seu cargo sem soberba, focar na conquista de resultados e valorizar o trabalho em equipe. “Ser um líder não é nada fácil. Ele precisa ter uma visão macro e enxergar com a mente e não com os olhos”. Isso será o seu diferencial!
Qual a sua opinião sobre o assunto? Compartilhe em nossas redes sociais seu ponto de vista!