Você sabe trabalhar com quem tem um pensamento divergente do seu? Uma pesquisa publicada na Harvard Business Review mostrou diferenças significativas nas aspirações e valores de três grupos. Enquanto se tornar um líder é importante para 61% da geração Y e Z, a conquista cai para 57% na X. Como empresas e colaboradores podem lidar com as distinções? Saiba nesta matéria!
As pessoas nascidas entre 1945 e 1964 (baby boomers), 1965 e 1980 (X), 1980 e 2000 (Y ou millenials) e depois de 2000 (Z) já integram as mesmas corporações. A estudante Sayuri Arimori, de 25 anos, já passou por isso e viu a situação positivamente. “Para mim foi a abertura de uma nova janela de aprendizado. A bagagem dos mais velhos me motivou a não desistir de tentar encontrar soluções para os problemas existentes”, conta. Na visão da acadêmica, quem é experiente também pode aprender com os novos a ‘pensar fora da caixa'. “É uma relação totalmente simbiótica. A troca de experiências costuma ser maior entre perfis de idades distantes”, afirma.
De fato, uma das trocas clássicas é quando os jovens querem mudar tudo imediatamente. Então, o grupo oposto entra em ação para implementar as mudanças com cautela. Porém, estudo da Amcham-Brasil mostrou uma realidade preocupante: 75% das empresas têm problemas envolvendo desacordos entre os profissionais vindos de épocas variadas. E 70% delas ainda não conduzem ações para facilitar tais relacionamentos.
Para a analista de RH Jane Vasconcelos, é preciso ter sensibilidade ao gerir as equipes multi geracionais. “Assim, é possível criar pontes entre elas, a fim de construir admiração”, afirma. O cenário de diversidade nas companhias exige a abertura para novas experiências. “Valorize as opiniões diferentes dos colegas, o modo como trabalham e, principalmente, respeite-os. Isso mantém qualquer relação saudável”, finaliza especialista.
Viu só como é importante saber lidar com as diferentes gerações? Se você deseja evitar conflitos, a dica é ouvir atentamente o outro e entender as razões pelas quais ele pensa daquela maneira. A boa comunicação permite conhecimento e produtividade aproveitando o melhor de cada perfil. O Nube deseja boa sorte!