Você é envolvido com o meio ambiente? De acordo com pesquisa do Nube, 52,85% das pessoas têm o hábito de reciclar o lixo diariamente. Além da preocupação individual com o planeta, a pauta também é um tema indispensável para empresas e seus colaboradores. Quer entender mais sobre o assunto? Então, leia esta matéria!
O estudo contou com 1279 votantes informando as ações voltadas para o consumo consciente tomadas por eles no dia a dia. A opção “compro de marcas ecologicamente corretas” ficou em segundo lugar (21,42%), seguida por “posto mensagens em redes sociais” (17,51%) e “participo ativamente de movimentos sociais” (8,21%).
Fayga Nunes, estudante de Engenharia Ambiental na Universidade Federal do Rio de Janeiro, leva sempre na bolsa um copo retrátil a fim de não utilizar os descartáveis. “Quero tentar minimizar os impactos de alguma forma, seja na parte de gestão dos resíduos sólidos, ou na qualidade do tratamento das águas”. Para a jovem, pessoas e corporações começaram a se atentar mais para o problema. “O setor de combustível está mudando a forma de trabalhar também para tentar diminuir a poluição causada. Acho isso tudo essencial nos dias de hoje”, afirma.
Atitudes sustentáveis beneficiam todos os moradores do planeta. Por isso, os empreendimentos precisam ficar de olho nessa demanda. A analista de sustentabilidade Priscila Leão, experiente na questão, afirma: “Hoje o tópico deixou de ter um papel coadjuvante dentro das organizações e tornou-se parte da estratégia. Não ter a sustentabilidade alinhada aos negócios impede a competitividade e gera perda de destaque no mercado”. Para atingir a meta, as companhias devem tomar atitudes como:
- Utilização de energias renováveis;
- Aplicação da logística reversa;
- Ter uma cadeia de fornecedores também sustáveis;
- Realizar programas sociais voltados para o tema.
Além disso, todos os colaboradores podem contribuir. “Desde a reciclagem do papel até a preocupação com o bem estar do outro, o consumo consciente de água e energia, bem como participando ativamente dos procedimentos, e, principalmente, levando as práticas sustentáveis para seu cotidiano geral”, finaliza Priscila.
E você? Quais práticas tem feito em prol do meio ambiente? Seja consciente para fazer parte do futuro das melhores instituições.