As corporações têm levado a sério o tema responsabilidade social. Afinal, esse fator gera engajamento e promove o aprimoramento geral dos funcionários. Para o público externo, as ações também são relevantes. Segundo pesquisa do Reputation Institute, na avaliação dos consumidores, o assunto tem peso 41% na reputação de uma empresa.
De acordo com Rosângela Pombo, gerente de RH, as companhias têm um grande papel comunitário além da empregabilidade. “Há um novo olhar sobre a instituição, despertando bons sentimentos pela mesma. Isso é um grande diferencial, pois fideliza e gera confiança”, afirma.
Prática
Com isso em vista, no fim de 2019, o Lufthansa Group formou 28 jovens em um curso profissionalizante, como parte do projeto Expandindo Horizontes. Os dez alunos os quais tiveram maior destaque ao longo da formação serão contratados pela LSG Sky Chefs. Desses, os três melhores também irão para Frankfurt, na Alemanha, conhecer a sede do grupo.
“Por meio da integração deles, inicia-se um ciclo de renovação, o qual, unido à contínua capacitação no dia a dia do trabalho, sustenta o sucesso do programa. Isto se mostra no alto grau de retenção dos contratados da primeira edição, em 2018”, explica Rodrigo Fernandes, gerente geral da LSG Sky Chefs, em Guarulhos (SP).
Independentemente da ação, o ponto chave é envolver os colaboradores na agenda social. Portanto, também são válidas dinâmicas, como mobilizar os times para um mutirão de reforma de uma escola pública ou incentivar colaboradores a se tornarem professores voluntários, por exemplo. Para isso, é fundamental conhecer os funcionários e saber com quais atividades e causas eles se identificam.
Quem é estudante também pode se envolver com práticas similares. Conte com o Nube e participe!