Como andam seus gastos? Seu saldo bancário atual é satisfatório ou desesperador? Se sua reação foi negativa a esses questionamentos, é necessário prestar atenção a esse aspecto para não ficar no vermelho. Quer saber como não se perder? Veja estas dicas do Nube!
“O que você faz com seu dinheiro?”. Essa foi a pergunta feita pelo Nube em uma pesquisa para entender como os jovens enxergam a parte financeira de suas vidas. Com quase 11 mil participantes, a resposta vencedora foi “faço aplicações para ter segurança no futuro”, com 38% dos votos. Outros 33% poupam uma pequena quantia, mas acabam gastando da maneira errada.
Felipe Silveira é especialista em prosperidade financeira, no Rio de Janeiro. Para ele, a capacidade de salvar uma quantia de sua renda é fundamental. “Quem não tem como meta guardar entre 10 a 20 por cento de suas economias, não demonstra domínio sobre seus fundos”, afirma.
Para ele, quem está em início de carreira deve ter objetivos futuros e se organizar para não perder o controle dos gastos. Afinal, essa questão é fundamental para conquistar cada vez mais estabilidade e segurança em sua trajetória. “Comece com R$ 100,00 todo mês, sem falhar, e faça o possível para aumentar essa quantia o mais rápido possível”, estimula.
AInda de acordo com Silveira, é necessário montar um planejamento. “Anote todas as entradas e saídas de um período de 30 dias para ter uma noção de seus gastos”, explica. O orientador diz: “é necessário traçar metas mensuráveis e atingíveis, porque quem guarda sem objetivos, também gasta sem motivos”.
Rafaela Letícia estuda engenharia civil no Instituto Educacional Jaguary, de Jaguariúna. A universitária confessa ter dificuldades em salvar uma fração de sua bolsa-auxílio, mas é otimista. “Sempre me esforço para colocar um pouco na minha poupança. O importante é nunca desistir, pois isso acaba virando um hábito”, relata.
Segundo a estudante, o pavor de ter um saldo negativo é grande. “Sempre me policio para isso não acontecer. Me organizo com planilhas desde quando ingressei no mercado de trabalho”. Para Rafaela, é imprescindível se atentar a essa questão. “imprevistos podem acontecer a qualquer momento e estar preparada para isso faz toda a diferença”, finaliza.
Portanto, se você busca maior estabilidade e quer prevenir sustos ou descontentamentos com seu extrato, foque nesses aspectos. Gostou? Então deixe seu comentário em nossas redes sociais!