Você costuma adiar tarefas mesmo tendo tempo para executá-las? É a famosa procrastinação, atitude com potencial de ser um empecilho para a produtividade. A preguiça e a desorganização influenciam a criação desse costume. Como evitar a prática e ser mais eficiente no dia a dia? Saiba nesta matéria!
Imagine a cena: você precisa terminar um trabalho da faculdade em até quatro dias. Porém, durante os três primeiros, você deixa para depois, porque ainda falta muito para o limite terminar. Então, na noite anterior à data de entrega, você não dorme e corre para finalizar o projeto, gerando estresse e cansaço desnecessários. Soa familiar?
O ato de demorar a cumprir obrigações, além de atrapalhar a realização dos objetivos, pode gerar um sentimento de frustração e culpa. A situação era usual para Jair Teodoro, estagiário na MSX International, em Resende (RJ). Ele costumava perder prazos por deixar muitas coisas para depois. Para o problema não se tornar uma bola de neve, ele decidiu agir. “Agora busco adiantar os compromissos sempre. Assim, se houver algum imprevisto, terei espaço para resolver”, conta.
A gestora administrativa Daniela Lucas, da Logquim (SP), ressalta a importância de não deixar o comportamento se tornar um hábito. “No meio corporativo, a delonga nas execuções afeta não só o colaborador, mas também a equipe como um todo. Afinal, algumas incumbências são uma cadeia de processos e, se um nível para, os outros não conseguem continuar”, explica Daniela. Nesses casos, o supervisor deve contornar a situação por meio do diálogo, destacando o valor da agilidade de todos para o sucesso do setor.
Listamos algumas dicas para evitar a postergação de serviços:
1. Enumere as ações a serem feitas
2. Estabeleça prioridades e urgências
3. Defina um horário para o cumprimento de cada afazer
4. Não deixe deveres para a última hora
Previna a procrastinação em todos os âmbitos da sua vida. Assim, será mais fácil manter a competência no meio profissional. Bom trabalho!