Como anda sua paciência? Se você é do tipo “explosivo” e fica irritado ou ansioso até mesmo com pequenas coisas, é vital aprender a se acalmar. Principalmente no início de sua carreira, você deve aproveitar o aprendizado e desenvolver sua inteligência emocional. Quer saber como fazer isso? Então leia esta matéria!
Por muitas vezes, a rotina de quem estuda e estagia pode ficar pesada e o estresse se torna inevitável. Entretanto, é preciso analisar se há realmente necessidade de agir de maneira apreensiva, pois isso pode atrapalhar seu desempenho no mercado e prejudicar sua carreira.
Jéssica Pires estuda psicologia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas e já estagia na área. Para ela, é fundamental estar preparada para situações inusitadas e não se desesperar. “Eventos não planejados são inerentes ao nosso dia a dia e ao desenvolvimento da minha carreira”.
Segundo a universitária, essas situações favorecem seu aprendizado, pois a tiram de sua zona de conforto e permitem uma avaliação mais ampla de suas limitações. “Descubro os pontos a serem melhorados, fora o aprendizado proporcionado em cada caso”, expõe a estudante.
Alexandro Silva é master coach e analista de perfil comportamental, em Campinas. Para ele, controlar suas emoções no momento certo é indispensável para o ambiente corporativo, pois esse quesito pode impactar positivamente na sua confiança. “Isso transmitirá firmeza e segurança na sua comunicação verbal e corporal”, afirma.
Segundo o especialista, o autoconhecimento pode favorecer o jovem em busca de maior equilíbrio. “É fundamental procurar maneiras de evitar o desenvolvimento da ansiedade”, indica. Silva ainda tem dicas para quem quer desenvolver essa habilidade: “comece a prestar mais atenção em seus hábitos, observe a maneira como as emoções te afetam. Foque em potencializar as boas e evitar as ruins”.
Pronto! Agora, chega de “neura”. Se preocupe somente com o necessário e descubra, na calma, suas forças e qualidades como profissional. Assim, você se torna cada vez mais uma peça valiosa para o universo dos negócios. Gostou? Então deixe seu comentário em nossas redes sociais! E claro, controle seu nervosismo!