Atualmente, o número de pessoas com um perfil empreendedor tem crescido bastante. Inovação, criatividade e a busca de novas soluções, caracterizam esse grupo. Muitas vezes, durante a faculdade, no estágio ou na aprendizagem, é despertado o interesse por criar algo genuinamente seu. Contudo, ter um negócio próprio não é tão fácil. O Nube separou algumas dicas para quem quer começar!
A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) realizou um pesquisa e constatou: dois em cada três jovens brasileiros desejam seguir esse modelo nos próximos anos. As principais motivações são a realização de um sonho, qualidade de vida, altos ganhos financeiros, mercado promissor e não ter chefe.
O especialista em marketing digital, Neil Patel, ingressou nesse caminho aos 16 anos. Segundo ele, muitos possuem ótimas ideias, mas encontram diversas dificuldades para tirá-las do papel ou mantê-las ativas após conquistar essa etapa. “É preciso transformá-la em um negócio estável e de sucesso e isso não acontecerá do dia para noite”, explica.
Assim, investir nesse segmento, requer dedicação e persistência. Portanto, se deseja seguir esse caminho, comece agora a se planejar. Pensando nisso, Patel lista algumas dicas para tornar esse processo mais fácil.
Encontre seu público-alvo: é fundamental, antes de tudo, pesquisar se haverá público para consumir o produto desenvolvido pela organização. Caso contrário, a chance do seu projeto ir para frente é pequena.
Valide sua ideia: escolha estratégias para validar o conteúdo criado junto aos clientes e ter uma noção quanto a sua perspectiva em relação ao produto oferecido.
Contrate ótimos parceiros: você deve possuir um ótimo time e uma rede de suporte. Não fazemos nada sozinhos, porém, tenha a seu lado quem demonstra um bom caráter.
Faça networking: é essencial dar e aceitar ajuda. Fazer novos contatos aumenta a chance de encontrar alguém com as mesmas noções ou com ideias complementares a sua empresa.
Mantenha-se em constante aprendizado: deve se sempre estar atento a novas informações e criar conteúdos para não correr o risco de estagnar. A maioria dos grandes nomes desse segmento começaram dessa forma.
O estudante de economia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Yuri Szaniecki se considera um empreendedor. Com um olhar atento, transformou uma simples atividade em algo grande, segundo ele “de forma bem despretensiosa”. “Eu e um colega da faculdade começamos a fazer vídeos pro YouTube e tínhamos isso como um hobby. Acabamos crescendo bastante em pouco tempo, monetizamos a nossa imagem e conteúdo e montamos uma série de negócios a partir disso”, explica.
Assim, o primeiro projeto de Szaniecki ganhou grandes proporções. Hoje, é atuante de destaque no mercado de vídeo e livestream, já estabeleceu parcerias com lojas e criou uma linha de roupas dentro do canal.
E você? Comece agora a tirar sua ideia do papel! Se arrisque e aproveite a época da faculdade para adquirir novos conhecimentos.