O mundo do mercado de trabalho se encontra em constante mudança. Frente a isso, novas formas de se fazer negócios surgem e os brasileiros, a cada dia mais, se sentem atraídos por esses modelos. Diversos motivos levam a alguém empreender, você conhece os principais? Descubra nesta matéria!
Para a coach e especialista em estratégia de carreira, Silvia Clenice, o número de jovens nesse caminho cresce devido a uma combinação de fatores. Entre eles, o principal fator motivacional é o desejo de liberdade. “É uma geração mais nova, com uma mentalidade diferente e em busca de autonomia. Eles questionam a estrutura formal de emprego e hierarquias e vivem conectados à tecnologia, criando novas possibilidades de estabelecer relações no mundo digital”, explica.
Assim, surge o estudo “Os Perfis dos Empreendedores Brasileiros”, feito pela Endeavor em parceria com o Grupo Troiano, a fim de entender as motivações desse grupo de pessoas. Ao analisar os aspectos comportamentais dos entrevistados, eles foram classificados em:
1. Natos: desejam realizar seu sonho. Mesmo quando trabalham para outras pessoas, buscam soluções inovadoras.
2. Meu Jeito: quer fazer tudo do seu jeito e ser reconhecido por isso. É fiel a suas crenças, ambições e valores.
3. Situacionista: são levados a esse segmento por questões diversas, como a aparição de uma oportunidade ou com grande insatisfação de onde está atuando.
4. Herdeiro: cresceu muito próximo a um modelo empreendedor e foi incentivado a seguir esse caminho. Alguns, literalmente herdam o negócio dos familiares.
5. Idealista: pretende contribuir e fazer a sua parte para a sociedade.
6. Busca do Milhão: o maior foco é o lucro e alcançar fortuna. É ambicioso e ganancioso.
Thais Gargantini é CEO na Grupo AECOM, de Campinas, e seu perfil é o idealista. Desde pequena pensava em soluções para alguns problemas e já imaginava montar sua própria empresa, a qual fosse de extrema relevância para as pessoas. Após vivências profissionais, esse desejo se concretizou. Transformou uma ideia em uma forma de ajudar família e jovens a decidirem o futuro educacional. “Posso dizer, ser empreendedora idealista não foi uma opção. A vontade de ver um impacto positivo na sociedade, com os produtos e serviços, é quase uma necessidade. Ir contra os meus valores é algo impensável”.
E você? Qual perfil mais se identifica? Faça o teste pelo site da Endeavor e tire suas ideias do papel! Conte com o Nube!