O ano já começou e você ainda não traçou suas metas? Seja você um estudante, estagiário, aprendiz ou profissional no mercado, estabelecer planos e estratégias, tanto na vida pessoal como profissional, é a chave para grandes realizações. Além disso, eles despertam a sensação de autoestima, autoconfiança e, assim, nos deixam mais motivados. Contudo, é necessário ter um planejamento inteligente e estar preparado. Saiba como!
Quando a meta não está bem definida, a chance de desistir dela ou não conseguir tirar do papel é muito grande. Pode não parecer, mas isso acontece com certa frequência. Segundo uma pesquisa da Statistic Brain Institute, dos Estados Unidos, apenas 8% das pessoas cumprem as promessas de fim de ano.
Para a coach pessoal e profissional, Germana Benirschke, muitas vezes, elas são estipuladas levando em consideração coisas importantes para os outros ou seguindo modelos de sucesso não compatíveis com os seus valores. “A pessoa vai lutar por algo sem sentido para ela. Por isso, a ‘batalha’ tende a durar pouco ou ser muito sofrida e, o objetivo, abandonado”, explica.
Portanto, é preciso visualizar aonde se quer chegar. Faça perguntas: como você se imagina daqui a cinco ou dez anos? Quais atividades deseja estar realizando?. “Elas devem estar vinculadas a um propósito maior e precisam fazer sentido, pois assim, a motivação para sua execução vai permanecer mesmo nos momentos difíceis”, completa.
A dentista Ana Paula Ougata não costuma ter dificuldade em determinar seus planos, pois segundo ela, eles são construídos ao longo de nossa vida. Alguns maiores, como constituir uma família e ter uma carreira consolidada, outros já surgem durante alguma etapa, apresentados por alguma necessidade ou vontade momentânea. Seja qual for, “eles representam o início do novo e da mudança para uma fase diferente com outras responsabilidades. Isso torna-os importantes”.
Para facilitar essa decisão, Germana aconselha seguir alguns pontos relevantes, seguindo o modelo Smart, criado por Peter Drucker. Sua meta deve ser específica (Specific), mensurável (Measurable), alcançável (Achievable), relevante (Relevant) e ter um prazo (Time).
Específica: avalie se está claro onde se deseja chegar: se você quer ganhar mais dinheiro, precisa dizer quanto a mais deseja receber
Mensurável: é importante se perguntar: consigo medir meu progresso ao longo do tempo? Se você deseja aprender algo novo, quantos tópicos do assunto vai estudar?
Alcançável: ela deve ser realista. Muitas vezes, elas acabam não sendo aplicadas, porque não são possíveis. Logo, é necessário compreender a realidade individual de cada um.
Relevância: precisa impactar positivamente a sua vida e das outras pessoas. Qual o propósito por trás de tudo isso? Por que é importante para você?
Prazo: deve ter um limite de tempo deliberado para você se manter focado em efetuá-la.
Após seguir essa lista e já ter desenhado os seus projetos, é hora de entrar em ação. “Uma excelente forma de manter a motivação é comemorar os pequenos avanços”, recomenda a especialista. Assim, com passos curtos, o caminho para a concretização de seus sonhos será trilhado.
Gostou das dicas? Não perca tempo e se planeje! O Nube aposta em você!