Já se sentiu tenso no seu ambiente profissional? Ficar apreensivo com suas funções e tarefas é natural. Os problemas surgem quando isso ultrapassa a normalidade e começa a ser sua rotina. Saiba como evitar o acúmulo de nervosismo e desassossego nessa matéria do Nube!
Comumente, vemos a palavra “sucesso” no mercado de trabalho sendo sempre relacionada a outras duas expressões: esforço e sacrifícios. Porém, alguns podem administrar mal o empenho aplicado, instalando como um software em nossa programação, o acúmulo de preocupações e cobranças. Nesse processo, é quase inevitável causar um autoboicote, impedindo nosso desenvolvimento.
O Brasil tem o quadro de colaboradores mais ansiosos. Segundo pesquisa realizada pela Robert Half, 42% dos entrevistados dizem ser comum se deparar com colegas portadores da apreensão, muito além da média mundial, de 11%. Ainda segundo o levantamento, a falta de reconhecimento dos gestores e o excesso de tarefas são as maiores causas.
Entretanto, o problema não para por aí. Para a psicóloga Fernanda Queiroz, cofundadora da Estar Saúde Mental, essa exaustão pode ser o ponto inicial de patologias graves. “A pessoa estressada pode desenvolver ansiedade. Essa, por sua vez, pode evoluir para uma depressão”.
Para Thalita Blanc, coach especializada em felicidade profissional, do Rio de Janeiro, “a grande epidemia de impaciência da sociedade atual é reflexo do volume e da velocidade de informações recebidas e das decisões a serem tomadas diariamente”. Segundo Thalita, acabamos entrando no “piloto automático”. Com isso, “nos vemos reagindo às pressões sem a devida observação sobre os rumos tomados em nossa carreira”.
A orientadora relaciona essa falta de análise à ausência de satisfação: “entra-se em um círculo vicioso, pois não criamos momentos para pensar sobre alegria e realização profissional, quais são nossas habilidades, talentos e objetivos”. Para ela, somente quando esses aspectos são ponderados é possível caminhar em direção a uma vida saudável.
Manter-se motivado é chave importante para conseguir superar dificuldades e desafios impostos diariamente no mundo dos negócios. Mesmo em um ambiente desfavorável, fazer o seu melhor é o indicado para crescer profissionalmente e evitar níveis alarmantes e desnecessários de irritação.
Pratique mais a paciência e assim, você melhora a qualidade do seu trabalho e, consequentemente, da sua vida! O Nube confia em você!