Em meio a tanta competitividade, o jovem busca cada vez mais controlar a ansiedade e conquistar seu espaço no mercado de trabalho. Uma das soluções encontradas à questão do nervosismo, está nas técnicas orientais e corporais de relaxamento. Entenda mais nesta matéria!
Uma pesquisa realizada pelo Nube em 2013 perguntou quais são as maiores dificuldades dos estudantes em processos seletivos. Para 40,34% dos 2261 votantes, “saber se estou agradando ou não” é o principal empecilho. Em segundo lugar, com 23,31%, o desafio é manter a calma e não errar na frente dos recrutadores. As duas alternativas com mais votos têm relação com a impaciência e o estresse, contratempos recorrentes na sociedade atualmente.
Para o gerente médico da unidade de Medicamentos Sem Prescrição (MIP), Carlos Eduardo Travassos, da Aché Laboratórios em Guarulhos, é normal passar por momentos de apreensão e inquietação. Afinal, essa é uma forma do corpo reagir a situações consideradas ameaçadoras. Entretanto, Travassos ressalta: “o problema surge quando essa preocupação ocorre de forma desproporcional ao estímulo desencadeante ou quando se torna crônica”. Segundo ele, isso prejudica as relações sociais, afetivas e profissionais”.
Pensando nisso, a psicóloga da Companhia Zen, Amélia Kassis, especializada em Técnicas Corporais e Terapia Shiatsu, separou algumas dicas a quem precisa de uma ajudinha extra para obter destaque em uma entrevista. A primeira delas é mentalizar: você não é um desempregado e sim alguém em busca de um desafio. “Uma pequena atividade prática para manter a autoconfiança é fechar os olhos por alguns instantes e lembrar-se de suas vitórias, de quando se sentiu seguro”, aponta Amélia.
Como segundo passo, a especialista recomenda: “Liste seus talentos. Escreva tudo em um papel e perceba se possui aptidões a serem desenvolvidas dentro de sua área ou em outra”. Além disso, aproveite: “como nesse momento você tem tempo, procure cursos gratuitos para estimular seu potencial”.
Para manter o foco e a calma, a terapeuta indica: olhe para seu nariz durante dois minutos, algumas vezes por dia. A orientação pode parecer brincadeira, mas a psicóloga garante: “traz resultados surpreendentes e faz você lembrar quem você é e seu real valor”, conclui.
Portanto, mantenha-se sempre preparado e determinado. Assim, você terá facilidade em vencer obstáculos e ser reconhecido no mundo corporativo. Com isso, o sucesso fica próximo de você. O Nube te deseja boa sorte!