Com a sociedade caminhando rumo à estabilidade econômica e social, teremos maiores desafios para as próximas gerações. Pensando nisso, o Nube listou algumas tendências nas profissões com ajuda da gestora de carreiras pela FGV, Andrea Deis. Veja:
Urbanização e infraestrutura: com a população crescendo cada vez mais rápido, o espaço geográfico está se limitando. Logo, os países terão de se preocupar com a sustentabilidade ambiental e a reestruturação de seu ambiente.
Novos consumidores: com a migração do campo para a cidade de forma desordenada, teremos de avançar na infraestrutura social, educacional, de saúde e moradia. Portanto, o Estado e o empresário terão mais oportunidades.
Desenvolvimento do capital humano: estamos com uma geração mais preocupada com o bem-estar, entretanto, pessoas buscam mais conhecimentos para o desenvolvimento do capital humano. Em seguida, o RH terá de se preparar para o desafio de altos custos, impostos, falta de mão de obra qualificada e melhor gestão em indivíduos.
Inovação tecnológica e robotização: as organizações estão investindo em avanços tecnológicos para otimizar seus custos. Cinco potenciais plataformas prometem florescer nos próximos anos tais como, nanotecnologia, biotecnologia/genômica, inteligência artificial, robótica e conectividade onipresente.
Manutenção da saúde dos idosos: com o desenvolvimento da área hospitalar, será possível prolongar a vida. Logo, a população idosa irá aumentar significativamente na pirâmide etária. Teremos uma necessidade de aumentar o número de especialistas na área.
Geração do ideal: muito preocupada com a estética, as gerações Z e Alfa poderão trocar qualquer fator da cadeia primária por um corpo ideal. Essa juventude promete para os próximos anos, cuidados com a beleza e saúde.
Gostou da matéria? Não esqueça de compartilhar com os amigos! Boa sorte.