O desempenho das lideranças é um fator crucial para o crescimento das empresas. Afinal, gestores comprometidos e preocupados com o desenvolvimento de seus funcionários conseguem atingir melhores resultados e aumentar o engajamento da equipe.
No entanto, em diversas companhias, os gerentes estão mais focados em funções técnicas e nos esforços para impulsionar os negócios e não dedicam o mesmo para a área de gestão de pessoas. “Em muitos casos, não há nem um setor específico destinado a avaliar o desempenho dos colaboradores, motivar e reconhecer talentos”, explica Claudia Santos, coach executiva e diretora da Emovere You.
Com a chegada de novas tecnologias, somada ao aumento do número de concorrentes, às mudanças no mercado e às incertezas da economia, inspirar as lideranças se tornou um desafio ainda maior. “Oferecer uma boa remuneração e um plano de carreira já não é mais suficiente para o diretor do século XXI: ele também precisa trabalhar com propósito e acreditar nos valores do empreendimento”, ressalta.
Para isso, é preciso haver uma mudança cultural na empresa. É necessário investir cada vez mais no desenvolvimento das habilidades dos gestores, principalmente nas competências comportamentais. “Para gerir bem o seu time, deve-se ter autoconhecimento, tomar decisões estratégicas, delegar tarefas, trabalhar em grupo, administrar conflitos e pensar na organização como um todo”, enfatiza Claudia.
A valorização da hierarquia e do autoritarismo já não tem espaço. A colaboração e a humanização das relações são pontos fundamentais para construir um ambiente saudável e produtivo. “De nada adiantará a competência intelectual, se o indivíduo não souber se relacionar profissional e humanamente”, orienta Amaro França, especialista em gestão educacional e diretor-geral do Colégio Sacré-Coeur de Marie, no Rio de Janeiro.
E você, está indo pelo caminho certo?
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