Muita gente quer empreender e tem várias ideias, mas inventa uma série de desculpas para não colocá-las em prática. Por que isso acontece? Quando se trata de abrir um negócio, tirar os planos do papel nem sempre é uma tarefa fácil, mas se feito da maneira correta, pode render boas experiências.
Para auxiliar na tarefa, o especialista em administração de tempo e produtividade, Christian Barbosa, listou alguns passos. Veja a seguir:
- Avalie se você tem a solução de um problema: empresas mundialmente reconhecidas já lançaram produtos com boas propostas, mas sem sucesso de vendas, simplesmente, porque não eram necessários para ninguém. Então, o primeiro passo é encontrar a resolução de um obstáculo e transformá-la em oportunidade.
- Divida em partes menores: muitas vezes, as pessoas querem fazer coisas demais. Se alguém quer começar um negócio de comida para cachorro, pode ser útil para muita gente, porém, nessa situação, não adianta começar com dez sabores diferentes. A princípio, produzir um ou dois e trabalhar para aperfeiçoá-los é o ideal. O mesmo se aplica a diversos outros produtos e serviços.
- Faça uma pesquisa de mercado: é importante conversar com seus potenciais consumidores e entender se eles realmente precisam desse negócio, se têm sugestões.
- Crie um plano de execução: encontre pessoas para te ajudar e as quais você possa delegar tarefas. Criar um protótipo mínimo e levantar um índice de satisfação de um grupo por meio de pesquisa são, a princípio, ações fundamentais.
- Gere tração com o público-alvo: isso tem a ver com “empurrar”, pensar em estratégias para vender. A maioria das corporações, especialmente as startups, não morre por falta de boas ideias, mas por falta de vendas.
“Se você quer estar à frente de um empreendimento de sucesso, prepare-se para dar o primeiro passo”, ressalta Barbosa. Para Catia Fonseca, especialista em Recursos Humanos em Resende, no Rio de Janeiro, todo ser humano tem a capacidade de se adaptar. “Logo, o empreendedorismo é para todos”, incentiva.
E você, gostou das dicas?
Veja também: