No mês passado, a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) realizou uma audiência pública com o objetivo de debater os resultados da Lei da Aprendizagem. Todos os presentes elogiaram os resultados conquistados até agora, principalmente com relação à evasão escolar. Por isso, o Nube resolveu fazer uma matéria para te explicar um pouco sobre o assunto. Saiba mais!
Você sabia que empresas com pelo menos sete funcionários são obrigadas a contratar aprendizes? Esse é um dos pontos da lei 10.097/2000. Seu principal objetivo é o de promover o primeiro emprego e preparar jovens para o mercado de trabalho. De quebra, acaba também diminuindo a evasão escolar, pois é necessário ter entre 14 e 24 anos e estar frequentando a escola (caso não haja concluído o ensino médio) para participar.
O programa dura até dois anos e alterna teoria e prática. Durante quatro dias, o estudante fica na corporação e no quinto, vai para as instituições formadoras, como o Saber - Instituto Brasileiro de Aprendizagem . Fundado em 2013 em São Paulo, expandiu sua atuação para o estado do Rio de Janeiro no ano seguinte.
“Em cada treinamento, é proposto um estudo de caso de acordo com a realidade do ambiente de trabalho. As equipes pesquisam na Internet e preparam uma apresentação para a sala. Além de adquirirem conteúdo, se sentem mais confiantes, participativos e otimistas para enfrentar a dinâmica da vida”, explica Fátima Zequeto, Diretora Presidente do Saber.
Para a executiva, não se trata somente de cumprir a lei. “As empresa têm a oportunidade de promover a dignidade humana por meio da inserção do jovem no mundo do trabalho, valorizando sua cidadania e o seu desenvolvimento como pessoa”, finaliza Fátima.
Contrate aprendizes: é bom para ele, para a corporação e para o Brasil!
Veja também: