O uso de jogos educacionais para o aprendizado da matemática no ensino fundamental tira ideia de a disciplina ser “chata e difícil” e aumenta o envolvimento dos alunos na matéria. Assim apontou estudo com cerca de 90% dos professores consultados pela Matific Brasil, também com atuação em colégios públicos e privados do Rio de Janeiro, desde a educação infantil até o sexto ano.
De acordo com a pesquisa, realizada com 537 docentes entre junho, julho e agosto deste ano, 64,8% dos entrevistados afirmam como o uso das tecnologias educacionais também reduz a ansiedade dos estudantes em relação aos números. Para 87,3% os jogos digitais melhoram a percepção e, 87,7%, apontaram como as plataformas mostram o fato do aprendizado não ser apenas teórico e ter aplicação prática no dia a dia.
Do total de pesquisados, 58,3% atuam na rede pública de ensino, 35,4% são do setor privado e 6,3% dão aulas em ambos. Segundo a psicopedagoga Ana Paula Carmagnani, consultora da Matific Brasil,“tecnologias promovem um conhecimento mais profundo, pois, além de engajar os educandos em situações cotidianas, estimulam a curiosidade, a exploração, o raciocínio lógico e a descoberta, em um ambiente lúdico e interativo”, comenta.
E você, prefere uma sala de aula interativa ou não?
Veja também: