Vem aí o início do período de provas mais aguardado pelos estudantes de todo Brasil: o Exame Nacional do Ensino Médio, mais conhecido como Enem. Em 2017, o Ministério da Educação (MEC) promoveu algumas modificações. Fique por dentro e de quebra veja dicas para sua redação!
A partir deste ano, as provas serão realizadas em dois domingos seguidos, em cinco e doze de novembro. Antes, eram em um único final de semana, uma maratona cansativa para os participantes. O MEC também não irá mais divulgar os dados por escola, pois segundo os responsáveis, ele não foi criado para tal fim. Os cadernos de prova serão personalizados, com nome e número de inscrição.
Outra importante mudança foi em relação à redação. Antes aplicada no segundo dia, ela agora vem para o primeiro. De acordo com o manual do candidato, o texto deverá ser dissertativo-argumentativo.
Você tem ideia de qual seria o tema? Do Rio de Janeiro, Andrea Ramal, consultora em educação e diretora do GEN Educação, deixa algumas dicas.
“Pense em assuntos envolvendo algum tipo de discussão possível, como o terrorismo, o problema dos refugiados, o combate à corrupção. O ensino religioso nas escolas públicas, a questão de gênero na educação familiar, o empoderamento da mulher e as novas relações familiares também podem ser pedidos”, opina a especialista.
Segundo Andrea, é possível praticar mesmo faltando pouco tempo para o exame. “Quanto mais escrevemos, mais facilidade temos para colocar as ideias no papel. Ler também é fundamental. Faça simulados com horário marcado. E nas horas antecedendo a prova, relaxe!”, finaliza.
Já sabe em qual escola será realizado o seu Enem? Procure visitar o local antes, para não se perder no dia do primeiro teste. Nesse momento, é melhor não ter distrações. Boa sorte e conte sempre com o Nube!
Veja também: