Napoleão Bonaparte, Mahatma Gandhi, Martin Luther King, Sócrates, Steve Jobs, Jorge Paulo Lemann… Esses são alguns exemplos de líderes, cada um em sua área de atuação. Todos eles souberam utilizar sua personalidade e visão para chegar ao sucesso. Você também pode seguir o mesmo rumo!
Segundo o coach e consultor de carreira, Emerson Weslei Dias, é fundamental saber definir metas, planejar a estratégia, criar as ferramentas, apontar a direção, orientar e mobilizar seguidores. “Liderança envolve inspirar pessoas, evocando o melhor delas para atingir um objetivo”, diz.
Diferente do pensamento de muitos, nas empresas, o exercício dessa habilida pouco tem a ver com o cargo. Diversos colaboradores não são gestores, mas exercem o comando por seu conhecimento e influência. “Lembro-me, enquanto gerente, de situações onde tinha mais poder se comparado a vários diretores. De uma simples reunião à condução de um projeto, liderança é comportamento, tem a ver com autoridade sobre determinada situação”, afirma o especialista.
Algumas características são fundamentais para exercer esse papel na organização.
Seja um bom exemplo: deixe suas atitudes falarem mais alto.
Tenha coragem: isso não significa ausência de medo, mas aprender a reconhecer seus receios, enfrentar a realidade e escolher a melhor maneira de agir para os objetivos serem alcançados.
Seja humilde: reconheça seus erros, fracassos e pontos fracos. Peça desculpas e aceite ajuda de quem está disposto a contribuir.
Valorize as críticas: escute quem discorda de você e quem tem opiniões diferentes. Tente entender os seus pontos de vista e identifique como melhorar.
Reflita: autoconhecimento é fundamental. Dedique alguns minutos do seu dia para pensar sobre a maneira como tem liderado.
Multiplique: identifique e estimule outras posições de sucesso dentro da organização, garantindo a continuidade do trabalho.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Coaching, assim como os colaboradores precisam se interessar em desenvolver essas competências, as organizações também tem de se antenar no assunto. Existem vários cursos, como o Leader Coach Training, no Rio de Janeiro, onde se consegue treinar os talentos e descobrir seu grande potencial de chefia. Com isso, estimula-se a retenção constante de funcionários, bem como, redução substancial do turnover.
Gostou da matéria? Comente quais outros fatores você acredita ser importante em um profissional de sucesso e auxilie quem está em início de carreira!
Veja também:
Procura-se por estagiários