Desde 2011, o Colégio Agostiniano São José (CASJ), em São Paulo, oferece a opção de cursar o High School, em parceria com a Universidade do Missouri, dos EUA. Trata-se de uma especialização opcional, onde os alunos a partir do 9º ano do ensino fundamental podem realizar as aulas no período da tarde, sem a necessidade de sair do Brasil, para fazer intercâmbio.
Com isso, é possível concluir o ensino ainda na 2ª série do ensino médio, tendo mais tempo livre na para se dedicar ao vestibular. O aprendizado é ministrado por um professor nativo do idioma e em inglês. As disciplinas são as das escolas norte-americanas, como política, economia, história, literatura inglesa e oratória. Há também técnicas para falar em público, argumentar, debater, fundamentar e defender suas ideias, diante do grupo.
Todo o material didático é elaborado pela Universidade do Missouri e as provas são corrigidas diretamente nos Estados Unidos. O diploma também é emitido por eles. Na conclusão do programa, os estudantes passam por um exame final de acordo com o padrão de avaliação norte-americano. Os aprovados têm a possibilidade de realizar o nível superior na instituição parceira, sem passar por novas provas.
Para Marcelo Guedes, coordenador do curso de Administração da ESPM Rio, nos dias atuais é fundamental investir nesse tipo de conhecimento. “Quem não tem no mínimo inglês ou espanhol, certamente, terá dificuldade para ingressar em um estágio e emprego”, comenta. Por isso, caso não tenha a possibilidade de viver uma experiência como a mencionada acima, utilize os benefícios da Internet, dos apps gratuitos e invista em sua capacitação. Não há desculpas para ficar para trás!
Boa sorte!
Veja também: