Mergulhar no aprendizado de um novo idioma é tão instigante quanto o tempo, a energia e a dedicação despendida ao longo do processo. Para o desafio ser encarado com ainda mais foco e ânimo, há, hoje, uma infinidade de aplicativos gratuitos ao alcance das mãos. Com tantas possibilidades, difícil é encontrar um pretexto para não estar imerso na empreitada, mesmo fora de sala de aula.
Segundo o supervisor dos cursos de idiomas do Centro Europeu, Cassiano Soares, a vasta gama de opções também exige uma postura mais crítica e holística do usuário na hora de escolher o app ideal para enriquecer os estudos. Com o intuito de orientar essa decisão, ele reuniu quatro dicas de softwares. Alguns muito populares, outros nem tanto, mas todos eles com uma razão singular para roubarem a sua atenção.
EduSynch Toefl: gratuito e lançado há cerca de um ano, é pioneiro no ensino adaptado para o Toefl, teste da língua inglesa reconhecido por mais de 9 mil agências, universidades e instituições de ensino superior em mais de 130 países. O intuito da plataforma, disponível para web e para o sistema Android, é democratizar o treinamento para os exames de proficiência de maneira eficiente e completa.
Duolingo: essa é uma alternativa mais indicada até o nível pré-intermediário. Além do inglês, o alemão, o francês e o espanhol são algumas das opções com lições. Também sem custo, está disponível tanto para iPhone quanto para Android. Uma das vantagens é o layout divertido, composto por jogos, os quais ajudam a assimilar os conteúdos.
Khan Academy: disponibiliza, para iOS e Android, lições além das línguas e abordam matérias como artes, ciência e finanças. O intuito é fornecer uma educação gratuita e de alta qualidade. O resultado é um site com mais de 300 mil exercícios e uma proposta de ensino personalizado, capaz de detectar as limitações e habilidades do aluno para guiar esse processo de maneira mais eficaz.
Elevate Brain Training: liberado para iOS e Android, sem custo, é uma ferramenta ousada de treinamento cognitivo desenhada para estimular o pensamento lateral, com mais de 30 testes de foco, memória, matemática, entre outras áreas. Em idiomas, a internalização de aspectos qualitativos é um grande diferencial. Poder de síntese e raciocínio lógico são alguns dos pilares da plataforma.
Lembre-se: “ter contato com outras culturas é sempre enriquecedor e contribui na formação do indivíduo”, incentiva Daniel Micha, professor no Cefet/RJ - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca no Rio de Janeiro. Portanto, invista em novos aprendizados e saia na frente dos demais!
Conte com o Nube!
Veja também: