Não é necessário chegar ao “fundo do poço” para conhecer o fracasso. Segundo a empresária Lilian Bertin, palestrante e criadora do movimento “Como Você Consegue”, existem muitas formas de frustração. Parar no tempo e não evoluir é uma delas.
De acordo com a especialista, existem diversos pensamentos e atitudes diárias capazes de nos levar a essa situação. “Infelizmente, todos nós já cometemos pecados responsáveis por tirar o sucesso do alcance”, enfatiza. Para evitar esse caminho, é fundamental ir em busca de autoconhecimento. "Qual é o propósito de sua vida? O que o (a) motiva? Quais são os seus talentos? Que legado você quer deixar? Desconhecer essas respostas é deixar a decisão de sua trajetória ao acaso, pois só existem ventos favoráveis para quem sabe onde quer chegar", avalia o coach no Rio de Janeiro, Eduardo Martins.
Veja outras dicas:
1- Dar exclusividade (preferência) à área profissional: o êxito de todos nós está atrelado a cinco pilares: Família, Profissão, Saúde, Espiritual e Financeiro. Não adianta focar apenas em um deles, pois quando a área familiar não está bem, há efeitos na carreira. “Você precisa enxergar a vida de forma macro, em vez de olhar exclusivamente numa área (em uma coisa por vez)”, conta.
2- Atender a todos: quem costuma dar atenção a tudo não consegue focar no importante e acaba fazendo da rotina uma bagunça. “Tenha momentos só pra você, seja de relax, uma atividade com os amigos ou até mesmo dormir mais”, ensina.
3- Manter amizade com quem faz mal: na luta por um dia a dia mais equilibrado, uma das piores coisas é a presença de quem nos puxa para baixo. “Esses colegas, geralmente não têm metas ou ambição, e vão achar um absurdo você se organizar para conquistar os seus sonhos”, alerta. Nesse caso, afaste-se!
4- Reclamar: o sentimento de gratidão leva a um grau maior de felicidade. “É possível dar menos ênfase (rebater) às queixas, sempre olhando o lado bom”, complementa.
5- Premiar-se imediatamente sempre: esses prazeres imediatos, como comer ou beber demais, podem gerar hábitos nada saudáveis. “Essas atitudes são diferentes de comemorar as pequenas vitórias, e podem atrapalhar, como gastar o dinheiro”, conta. A melhor forma de evitar essa autossabotagem é dificultando o acesso. “Procure andar sem o cartão de crédito, livre-se dos alimentos gordurosos, ou então assuma alguma atividade saudável”, exemplifica.
Com pequenas atitudes, o sucesso vem. “Ele só será verdadeiro se vier acompanhado de uma evolução pessoal”, completa Lilian.
Veja também: