Começar uma carreira é um processo desafiador. Não existe uma fórmula mágica para ser bem sucedido, cada profissional alcançou o sucesso de diferentes maneiras. Contudo, algumas orientações podem ser essenciais para te indicarem um caminho mais assertivo nessa construção! Acompanhe!
Segundo a coach de carreira, Leila Bonifácio, da Evoluir e Crescer Coaching e Psicologia, dois passos são fundamentais nesse momento: o autoconhecimento e a pesquisa de mercado. O primeiro se refere a conhecer a si mesmo, seus valores, pontos fortes, fraquezas, preferências e talentos. “Assim, poderá tomar decisões mais coerentes, como a escolha de um curso e uma área de atuação”, explica.
O segundo procedimento está atrelado a buscar uma nova perspectiva sobre o mundo dos negócios. O objetivo é saber quais possibilidades se identifica e encontrar novas tendências. Leila complementa: “não se restrinja ao âmbito teórico, busque também prático, por meio de voluntariados, como estágio ou pesquisa de campo. Assim, pode checar se a realidade é como imaginava e evitará frustrações futuras”.
Depois disso, é necessário potencializar as suas habilidades, não somente técnicas, mas também, comportamentais. “Quando bem trabalhadas, contribuem amplamente no destaque profissional, pois diferencia você dos demais”, enfatiza Leila. Entre elas, estão:
Trabalho em equipe: envolve saber ouvir e aguardar sua vez de falar. De aceitar as ideias alheias e também compartilhar as suas propostas de soluções.
Resiliência: enfrentar barreiras sem desistir e enxergar soluções em momentos de crise.
Liderança: assumir responsabilidades, estar a frente de algum projeto e tomar decisões com agilidade.
Inteligência Emocional: capacidade de reconhecer, avaliar e lidar com seus sentimentos e emoções.
Comunicação Assertiva: se expressar de forma clara e objetiva ao expor suas opiniões. Ser coeso e coerente tanto na fala, quanto na escrita.
De acordo com a psicóloga: “esses passos são importantes para o jovem se desenvolver por completo, além de fomentar o famoso CHA - Competências, Habilidades e Atitudes. Dessa forma, estará construindo aos poucos uma carreira sólida, com significado e melhoria contínua”.
O começo para Gabriela Strautmann, gerente da SEDA College, de Campinas, foi bem turbulento. Passou por vários estados e até foi para fora do país para encontrar um lugar, o qual lhe permitisse crescer. Enfrentou grandes desafios, pois não sabia lidar com o funcionamento da área, bem como, a falta de credibilidade do mercado. Com o tempo, alcançou o tão desejado posto de gerência. Como dica, ela conta: “não desista! Persevere com foco, aceite as condições, mesmo não tão favoráveis, pois logo, o destino se encarrega de trazer boas oportunidades”.
E você? Como está agindo para ter bons frutos no futuro? Acredite em seu talento e busque seus objetivos! Conte com o Nube!