Você gosta de desafios? Sabe lidar bem com improvisos e sempre encontra a melhor saída? Então, você vai gostar do curso de Tecnologia em Eventos. O Nube fez uma matéria especial para quem pensa em seguir essa carreira, tão importante e presente no seu dia a dia. Afinal, quem já não elogiou a organização de grandes shows, atividades esportivas, culturais e empresariais.
O estudante é preparado para desenvolver e organizar eventos e projetos socioculturais, corporativos ou de lazer, ligados a artes, ciências, turismo, corporativos ou esportes. Em uma empresa, é responsável pelo planejamento anual de atividades culturais. A carreira deste profissional é multitarefa, pois cuida de todos os detalhes (recepção dos convidados, buffet, cerimonial, decoração etc).
Essa graduação dura, geralmente, dois anos e meio e, suas modalidades são: semi presencial, on-line e à distância. Exige atuação estratégica para atender a um público exigente e variado. O mercado de trabalho é variado. Pode ser contratado por agências produtoras de eventos, marketing promocional e comunicação para organizar congressos, feiras e exposições.
As aulas práticas incluem organização, recreação, marketing e divulgação em produção cultural. Disciplinas como psicologia aplicada ao lazer, fundamentos da sociologia e lazer esportivo misturam-se com matérias mais gerais, como idiomas, língua portuguesa e redação. O currículo ainda inclui: Comportamento, Cerimonial, Protocolo e Etiqueta, Comunicação, Gestão de Alimentos e Bebidas, Gestão de Marketing.
Na lista de possíveis áreas de atuação constam:
Empresas
Hotéis e resorts
Agências de eventos, marketing e comunicação
Clubes
Centros culturais
ONGs
Secretarias da Educação e museus
Como exemplo, somente a cidade de São Paulo realiza um evento a cada seis minutos, totalizando mais de 90 mil por ano e concentra 75% das maiores feiras do país. Anualmente, são movimentados R$ 3 bilhões em locação de espaço, equipamentos para serviços, hospedagem e transporte terrestre e aéreo. São 13 centros de feiras e conveções de grande porte, ou seja, 400 mil m² de espaços bem equipados na capital paulistana.
Segundo a Pesquisa Nacional de Bolsa Auxílio do Nube, o estágio da área recebe, em média, R$ 850,86. Gostou da carreira? Conte-nos em nossas redes sociais e aproveite para ver outras opções, em nossas matérias relacionadas a profissões.
Sucesso sempre!