Cada vez mais o sonho do negócio próprio vem encorajando os brasileiros. Se você tem uma ideia e quer colocar em prática, provavelmente, deve ter a mesma dúvida que muitos: “por onde começar?”. Leia nossa matéria e veja como iniciar o processo e desenvolver um passo a passo para ser um empresário de sucesso!
O Brasil apresenta uma considerável lacuna na relatividade entre população e empreendimentos ativos de impacto na sociedade. Em números absolutos estamos próximos da Alemanha, a qual conta com população próxima a 1/3 da brasileira. “Portanto, proporcionalmente, temos muito a crescer nesse ponto”, comenta o empresário no Rio de Janeiro, Egton Pajaro.
De acordo com dados do Sebrae, cerca de 30% das empresas não resistem a um ano de vida. “Grande parte porque não faz um planejamento adequado ao modelo de negócio”, explica o especialista. Para ele, existem sete dicas essenciais para empreender.
1. Estruture um plano tributário: antes mesmo de abrir uma organização, o ideal é procurar um contador. Ele vai informar em qual regime a sua empresa se encaixa, tributos e impostos.
2. Crie e registre sua marca: definir um logo e um nome é essencial, mas cheque se a escolha já não existe ou se já foi registrado anteriormente. Antes mesmo de criar um site e materiais impressos, o ideal é fazer essa pesquisa no INPI. Se estiver disponível, sinal verde. Se não, você precisará repensar.
3. Clareza do seu modelo de negócios: faça uma avaliação do mercado no qual sua corporação estará inserida, avalie riscos, oportunidades e veja se é viável de fato entrar no ramo. Estude, principalmente, como rentabilizar a empresa, qual a necessidade de investimento inicial e o prazo para atingir o ponto de equilíbrio.
4. Defina quais serão os produtos e serviços iniciais: entenda como ajudar a resolver o problema dos consumidores por meio de produtos ou serviços. Para isso, avalie como a concorrência faz e como você quer fazer. A partir daí você pode definir seus diferenciais competitivos, criar reforço de sua marca e posicionar as ofertas de acordo com o público-alvo.
5. Localização de seu negócio: se o seu empreendimento é um ponto de venda, analise a localização, pois cada tipo de segmento funciona de forma diferente.
6. Quem são os seus clientes: estratifique e defina o perfil ideal de seu potencial cliente, com faixa etária, hábitos de consumo, classe social etc.
7. Defina o capital inicial a ser investido: provavelmente, você começará com um dinheiro inicial, seja do seu bolso ou por meio de um empréstimo de terceiros. Fique atento a lucratividade nos primeiros meses para não comprometer o fluxo de caixa e se enrolar ainda mais. Evite também considerar o caixa como sendo seu.
“Não existe uma receita pronta para abrir uma organização de sucesso. Porém, é possível analisar modelos existentes como referência e considerar quais passos você precisa dar” enfatiza o empresário.
Boa sorte!
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