Para muitos, a vontade de largar um emprego garantido para apostar em uma nova carreira ainda é um tabu. Antigamente, a pressão exercida pela família na área profissional era um dos maiores fatores de desistência em empreendimentos. Hoje, a razão se tornou muito mais séria. Em tempos economicamente instáveis, deixar de lado uma carreira consolidada, pela incerteza de apostar em algo novo, é certamente um risco muito maior.
No entanto, apesar de todos esses obstáculos, é cada vez mais comum observar pessoas seguirem outros caminhos. Segundo Madalena Feliciano, diretora da Outliers Careers, sair de um trabalho para abrir seu próprio negócio pode parecer assustador, mas ainda é possível. “Não existe receita para o resultado ser 100% positivo, mas existem sim algumas atitudes para fazer o período de transição ser promissor”, explica.
A especialista separou algumas dicas para dividir com os futuros empreendedores. Porém, antes, alerta: “Primeiramente, avalie se a ideia é boa e possível de ser colocada prática. Para dar esse grande salto é fundamental preparo, planejamento e ter com quem contar”, afirma.
Veja qual trajetória seguir:
1. Estude a área de atuação e concorrentes;
2. Procure por bons conselheiros;
3. Tenha um capital inicial disponível para investir;
4. Mantenha uma boa rede de contatos;
5. Antes de largar o cargo atual, tenha certeza dessa transição lhe trazer mais satisfação;
6. Invista em seu autoconhecimento para saber se é disciplinado o suficiente.
“Não se esqueça de ser curioso e estar sempre atento quanto à posição de sua organização no mercado, seu funcionamento e rendimentos”, indica Fabiana Gomes, da empresa Austral no Rio de Janeiro.
Boa sorte!
Veja também: