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Respeite as individualidades 

Notícia | 03/07/2017

Qualidade de vida no ambiente de trabalho é um conceito em pauta desde os anos 70/80. Contudo, somente nos últimos tempos se chegou a uma conclusão: o chamado "balance" pertence ao indivíduo. Ou seja, esse é um quesito muito pessoal.
 
Algumas pessoas não veem o menor problema em trabalhar mais horas por dia, por exemplo. Logo, sua motivação não tem a ver com a quantidade de tempo dedicada à corporação. Não há, portanto, como homogeneizar o conceito, porque depende do histórico de cada um, do momento de vida profissional e pessoal. Forçar as pessoas a aceitarem um modelo pré-definido pela empresa leva à insatisfação.
 
“Pessoalmente, prefiro o conceito de "wellness", bem-estar. Ou seja, cada funcionário é responsável por seu estímulo e pelo coletivo, pois assim ninguém se sentirá intimidado em seu espaço e o ambiente não será afetado por uma individualidade mais exacerbada”, explica Mario Mello,diretor-geral do PayPal para a América Latina, com atuação no Rio de Janeiro. Assim, o fato de um colaborador precisar sair mais cedo para buscar os filhos no colégio, por exemplo, precisa ser visto por seus companheiros como algo natural.
 
No lugar de estabelecer padrões, é fundamental entender as pessoas e como elas precisam ser tratadas como adultas, com seus direitos, claro, mas também com suas responsabilidades e seus objetivos. Logo, algumas atitudes fazem toda a diferença na liderança:
 
Mantenha-se sempre próximo: a palavra de ordem para um meio saudável é ouvir. Se for possível, deixe sua equipe falar sobre o dia a dia, as necessidades pessoais e do grupo.
 
Escritório com muitas facetas: ofereça serviços para tirar cada um da frente do computador por alguns minutos, como manicure, massagem relaxante e videogame, por exemplo. Abra espaço para conversas na copa.
 
Pensar fora da caixa: crie pequenos eventos sociais, como almoços, happy hours, jantares. A participação dos gestores é igualmente importante.
 
Conforto e equipamentos de qualidade: nada de bom acontece em um escritório insalubre. Por isso, faz parte das responsabilidades do empregador investir em um lugar funcional e confortável. Um sistema de refrigeração/aquecimento bem ajustado, mesas e cadeiras ergonômicas, computadores novos, iluminação de qualidade e limpeza impecável. Cada funcionário deve decorar sua estação de trabalho conforme lhe convier.
 
Recompensas: elabore um sistema de recompensas bem definido e 100% conhecido por todos. Estimule uma saudável competitividade, com premiações individuais ou coletivas, sejam elas financeiras ou de "day off", por exemplo. O reconhecimento é muito importante.
 
E aí, pronto para colocar em prática?

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